Texto base: Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder à questão.
Enunciado:
Nesta frase “E, cara, eu fiquei com medo” (l. 8), se reconhece que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Texto base: Leia o poema de Cecília Meireles para responder a questão. Ou Isto Ou Aquilo – Cecília Meireles Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo. Disponívem em: http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html.Acesso em 01 out. 2011.
Enunciado:
No poema há um jogo com o significado dos pronomes demonstrativos "isto" e "aquilo".
(A) Explique o significado de cada um dos pronomes.
(B) Explique a relação entre os pronomes presentes no poema.
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Leia o texto abaixo:
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.
(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II.Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpineaferrea Mart.,é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições: - Matemática | 09. Probabilidade
No próximo final de semana, um grupo de alunos participará de uma aula de campo. Em dias chuvosos, aulas de campo não podem ser realizadas. A ideia é que essa aula seja no sábado, mas, se estiver chovendo no sábado, a aula será adiada para o domingo. Segundo a meteorologia, a probabilidade de chover no sábado é de 30% e a de chover no domingo é de 25%.
A probabilidade de que a aula de campo ocorra no domingo é de:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(FUVEST 2014 1° FASE) Observe o mapa da distribuição dos drones (veículos aéreos não tripulados) norte-americanos na África e no Oriente Médio.
Em suas declarações, o governo norte-americano justifica o uso dos drones, principalmente, como
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
(FUVEST 2013 1° FASE) Quando a guerra mundial de 1914-1918 se iniciou, a ciência médica tinha feito progressos tão grandes que se esperava uma conflagração sem a interferência de grandes epidemias. Isso sucedeu na frente ocidental, mas à leste o tifo precisou de apenas três meses para aparecer e se estabelecer como o principal estrategista na região (...). No momento em que a Segunda Guerra Mundial está acontecendo, em territórios em que o tifo é endêmico, o espectro de uma grande epidemia constitui ameaça constante. Enquanto estas linhas estão sendo escritas (primavera de 1942) já foram recebidas notificações de surtos locais, e pequenos, mas a doença parece continuar sob controle e muito provavelmente permanecerá assim por algum tempo.
Henry E. Sigerist, Civilização e doença. São Paulo: Hucitec, 2010, p. 130-132.
O correto entendimento do texto acima permite afirmar que