Texto base: Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder à questão.
Enunciado:
Nessa narrativa,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. É fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada.
FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009.
A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a):
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) Há relatos que na época do surgimento das cidades os adultos contavam histórias para as crianças. Você concorda que este hábito permanece até os dias de hoje em todos os países? Por quê?
B) A vovó afirma que antigamente não existia internet. Isto impedia as crianças de se divertirem? Justifique
- Física | C. Indução Eletromagnética
O espectrômetro de massa de tempo de voo é um dispositivo utilizado para medir a massa de íons. Nele, um íon de carga elétrica q é lançado em uma região de campo magnético constante descrevendo uma trajetória helicoidal, conforme a figura. Essa trajetória é formada pela composição de um movimento circular uniforme no plano yz e uma translação ao longo do eixo x A vantagem desse dispositivo é que a velocidade angular do movimento helicoidal do íon é independente de sua velocidade inicial. O dispositivo então mede o tempo t de voo para N voltas do íon. Logo, com base nos valores q, B, N e t, pode-se determinar a massa do íon.
A massa do íon medida por esse dispositivo será:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto a seguir.
Nunca nos lembramos desse nosso traje cotidiano que é a linguagem. Muitos a usam como trapos, mas, se tomassem consciência disso, ligeiro tratariam de melhorar, caprichar, conseguir uma vestimenta mais adequada.
Por que será que somos displicentes com esse instrumento tão nosso, o que mais empregamos, aquele que até crianças e analfabetos manejam a vida inteira?
Não falo na linguagem oral, nessa comunicação espontânea que obedece a leis próprias. Falo da linguagem escrita, essa que os analfabetos não manejam, mas que muito doutor esgrime como se não soubesse além da cartilha...
Nem precisamos procurar os mais ignorantes. Abre-se jornal, abre-se revista (de cultura também, sim, senhores!) e os monstrinhos nos saltam aos olhos.
Pontuação? Ninguém sabe. Vírgulas parecem derramadas pela página por algum duende maluco, que quisesse brincar de fazer frases ambíguas, pensamentos tortos, expressões esmolambadas.
E a ortografia? Acreditem ou não, ainda agora ouço universitários e professores afirmando que “acento, para mim, não existe mais!”
LUFT, Lya. Matéria do Cotidiano. Porto Alegre: Grafosul/ELRS, 1978. (Adaptado)
Considerando a ideia central do texto, assinale a alternativa que apresenta um título adequado para ele
- Química | 1.7 Gases
(UERN) Um recipiente de 100,0L fechado contém 12,0g de hidrogênio, H2, e 32g de metano, CH4, que exercem pressão de 2,0atm, à temperatura constante.
Admitindo-se que o hidrogênio e o metano se comportam como gases ideais, pode-se afirmar: