Texto base: Leia os textos que seguem para responder à questão. Texto I A pequena grande Malala Texto II
Enunciado:
O texto I
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.
MÁRQUEZ, G. G. O amor nos tempos do cólera. São Paulo: Record, 1985.
No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera. A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
- Geografia | 5.1 População
A evolução da pirâmide etária apresentada indica a seguinte tendência:
- Biologia
Analise a figura abaixo, que representa um espermatozoide humano, e assinale a alternativa correta.
- Química | 4. Química Ambiental
(UESB) O desequilíbrio entre a produção e o consumo do gás carbônico, CO2, que absorve a radiação infravermelha, é uma das possíveis explicações para a elevação da temperatura na Terra.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UFSJ) ¿Por qué los villanos de cómic tienen la barbilla afilada?
Cruella de Vil, el Capitán Garfio y el malvado Jóker tienen en común una barbilla prominente y puntiaguda. Un grupo de investigadores de la Universidad de Warwick (Reino Unido) acaba de concluir que se debe a que la figura de un triángulo apuntando hacia abajo nos hace sentir tan amenazados como una cara enojada. De ahí que los “malos” de los comics, además de las cejas inclinadas hacia el centro, tengan el mentón afilado: para dar miedo. Las conclusiones las han publicado en la última edición de la revista Emotion.
En una serie de experimentos con voluntarios, los científicos mostraron imágenes de rostros que debían calificar como "bueno", "malo", "cruel", "agradable", "desagradable"… 1También se les mostraban triángulos que apuntaban arriba, abajo, a la derecha o a la izquierda. Así comprobaron que una forma geométrica simple como un triángulo invertido era detectada tan rápido como una cara con una expresión negativa. Y que esta figura despierta emociones negativas. 2Los triángulos que señalan hacia arriba tienen, por el contrario, un leve efecto positivo sobre nuestras emociones. Elisabeth Blagrove, coautora del estudio, lo atribuye a que cuando nos enfadamos enarcamos las cejas formando un triángulo invertido sobre la nariz. “Esta forma coincide con nuestros gestos faciales, e inconscientemente hace que establezcamos un vínculo entre el triángulo que señala hacia abajo y las caras con expresiones negativas que nos atemorizan”, añade.
http://www.muyinteresante.es/ipor-que-los-villanos-de-comic-tienen-la-barbilla-afilada
En “Los triángulos que señalan hacia arriba tienen, por el contrario, un leve efecto positivo sobre nuestras emociones” (ref. 2), la palabra en destaque indica: