Texto base:
Enunciado:
a) Quais são as formas verbais presentes no trecho destacado?
b) Com qual termo os verbos concordam em pessoa e número?
c) Como ficaria o trecho se o sujeito estivesse no singular?
d) Considerando as respostas anteriores, explique qual é o princípio geral da concordância do verbo com o sujeito na língua portuguesa.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: 10470066
Leia este fragmento de um conto para responder à questão. A gata que entrou em casa Era uma vez uma gata; uma gata selvagem que vivia totalmente sozinha ao ar livre por entre arbustos. Após algum tempo, ela se cansou de viver sozinha e arrumou para si um marido: um outro gato selvagem que ela pensou ser a criatura mais admirável de toda a selva. Um dia, quando vagavam juntos ao longo do capim alto, graurrr! — de lá de fora saltou o Leopardo, atingindo o marido da Gata e rolando com ele no chão; tudo era pele e garra, diretamente ao pó. — Oh-oh! — disse a gata. — Vejo que meu marido está coberto de pó e que não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leopardo. Então, a Gata foi viver com o Leopardo. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caçavam nos arbustos, de repente vush! — das sombras saltou o Leão diretamente nas costas do Leopardo, e comeu-o inteiro. — Oh-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leopardo não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leão! Então, a gata foi viver com o Leão. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caminhavam majestosamente pela floresta, um grande vulto foi surgindo acima de suas cabeças e squash! — o elefante colocou uma pata sobre a cabeça do Leão e o esmagou inteiro, achatando-o. — Oh-o-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leão não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Elefante. Então, a Gata foi viver com o Elefante. Ela escalou as costas dele e sentou-se ronronando em seu pescoço, bem entre as duas orelhas. [...] MANDELA, Nelson (Org.). Meus contos africanos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 14.
Enunciado:
No trecho do conto, o lugar que identifica o espaço físico e o valor que identifica o espaço social são, respectivamente, a
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2014 1° FASE) Uma das piscinas do Centro de Práticas Esportivas da USP tem o formato de três hexágonos regulares congruentes, justapostos, de modo que cada par de hexágonos tem um lado em comum, conforme representado na figura abaixo. A distância entre lados paralelos de cada hexágono é de 25 metros.
Assinale a alternativa que mais se aproxima da área da piscina.
- Língua Portuguesa | E. Crase
(PUC-PR) Leia as sentenças e assinale o que se pede a seguir:
I. Em 2014, os brasileiros, confiantes e crédulos, saíram a consumir, como se consumo fosse investimento. E o Estado agora nos convoca à pagar também suas dívidas, que não são nossas.
(Veja. São Paulo: Abril, p. 23, 10 jun. 2015. Adaptado).
II. Pode-se dizer que as gerações da Idade Média falam às gerações atuais por meio das grandes obras de arquitetura que exprimem a devoção e o espírito da época.
(WHITNEY, W. A vida da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2010. p.17).
III. À linguagem é uma expressão destinada a transmissão do pensamento.
IV. O atendimento a gestantes foi suspenso ontem à tarde e a Prefeitura pouco pode fazer a curto prazo para amenizar a situação.
V. Transmita a cada um dos pacientes às instruções necessárias à continuidade do tratamento.
O sinal indicativo de crase está adequadamente empregado na(s) alternativa(s):
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(FUVEST 2017 1° FASE) A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido. Analise as afirmações:
I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho.
II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé.
III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito.
Está correto o que se afirma em
- Ciências - Fundamental | 01.3. Misturas homogêneas
Na aula de ciências, a professora apresentou aos alunos duas misturas diferentes. A primeira mistura foi formada por água e açúcar, enquanto a segunda mistura foi formada por areia e água. Qual das misturas apresentadas pode ser classificada como mistura homogênea?