ico do 6°ano: 9.5 TIRINHA
30. Texto base:
Enunciado:
O principal objetivo da mensagem da tira é
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIFACS) O termo glúten refere-se a uma mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de cereais, como trigo, cevada, centeio e muitas outras espécies que, há milênios, vêm alimentando a humanidade. O impresso “não contém glúten”, que comumente aparece em embalagens de alimentos de mercados que comercializam esses produtos, sugere uma precaução em relação ao seu consumo por pessoas sensíveis a esse ingrediente.
A percepção do glúten, sob uma perspectiva de saúde e bem-estar, é um procedimento que vem sendo vivenciado em nossa sociedade, deslocando o foco dos problemas do glúten da ideia de doença, para o campo aberto da prevenção.
Em relação a essa informação, é pertinente considerar que:
- Química | 2.8 Radioatividade
Entre os elementos químicos produzidos pelo homem, a obtenção do mendelévio (Md,Z = 101), a partir do einstênio (Es,Z = 99), talvez tenha sido a mais dramática. O Es foi obtido acidentalmente, pela explosão de uma usina nuclear no Oceano Pacífico, em 1952. Toda a quantidade existente desse elemento foi usada, para um bombardeamento com núcleos de hélio, no acelerador de partícula da Universidade de Berkeley. O resultado foi a formação de uma pequena quantidade do isótopo 256 do mendelévio, que tem meia-vida igual a 1,5 h.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O einstênio produzido na explosão da usina foi o isótopo 252.
II. Se inicialmente foram produzidos 0,05 g do mendelévio, após três horas, restariam 1,25 x 10-2 g do isótopo.
III. O mendelévio é um elemento químico hipotético, uma vez que faltam registros de reações químicas envolvendo os seus átomos.
IV. A fim de produzir novos elementos químicos, são necessários processos que envolvem uma pequena quantidade de energia, grande espaço físico e água para resfriamento do sistema.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(UERN) Sejam as funções f(x) = x - 3 e g(x) = x2 - 2x + 4. Para qual valor de x tem f(g(x)) = g(f(x))?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem a seguir com um cabo de guerra. A partir da imagem, escreva as regras dessa brincadeira.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNIC)
I. Zn(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2(g)
II. Au(s) + H2SO4(aq) → não há formação de novas substâncias químicas.
As propriedades físicas e químicas das substâncias são utilizadas para a caracterização e identificação, a exemplo das propriedades físicas apresentadas na tabela e as reações químicas representadas pelas equações químicas I e II.
A partir da análise dessas informações, é correto afirmar: