Texto base:
Enunciado:
a) Se as preposições “de – com – em” fossem retiradas do texto, o mesmo continuaria com o sentido original? Explique.
,
b) Que papel desempenham as preposições no texto?
c) As preposições apresentam diferentes valores semânticos. Qual é o valor semântico da preposição “com” no texto?
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UEL)
A observação da figura permite constatar que a parte do ovo submersa aparenta ser maior que aquela que está fora d’água. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios físicos que explicam o efeito da ampliação mencionada.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
A estrutura molecular que compõe as fibras dos tecidos define o comportamento deles, como maciez, absorção de umidade do corpo e tendência ao encolhimento. As fibras de algodão contêm, em maior proporção, celulose, um polímero carboidrato natural. Já os tecidos sintéticos de poliéster têm propriedades diferentes do algodão. O poliéster é uma classe de homopolímeros e copolímeros que contém o grupo funcional éster na sua estrutura, como o politereftalato de etileno. A reação de polimerização prende fortemente os monômeros formando fibras capazes de garantir as fibras uma propriedade de resistir às tensões aplicadas na mesma.
A resistência às tensões aplicadas nas fibras poliméricas ocorre devido à formação de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914
1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1999 (adaptado).
Enunciado:
O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a)
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FGV) Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta ideal. Tal planeta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionais inimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto, continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade de haver mais planetas no sistema solar, além dos já conhecidos.
Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezes mais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa 4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metade do raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade na superfície da Terra expressa por g.
Esse planeta completaria uma volta em torno do Sol em um tempo, expresso em anos terrestres, mais próximo de
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Uma caixa de papelão (que contenha todo o corpo da criança. Talvez uma caixa de geladeira ou fogão).
- Tesoura
- Tinta para pintura de parede em qualquer cor.
- Máquina fotográfica.
- Revistas velhas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Trinchas largas.
Desenvolvimento:
1 - Construa com as crianças um esconderijo, a partir da caixa, recortando nela apenas um visor nos quatro lados na altura dos olhos das crianças.
2 - Arremate a caixa com tinta de parede.
3 - Continuando a montagem da caixa, os alunos devem realizar colagens do lado de fora por cima da caixa pintada.
4 - Ao longo de uma semana, vá mudando a caixa de lugar na escola e propiciando aos alunos a oportunidade de entrar dentro da caixa, escolher em que visor quer ficar e tirar uma fotografia do que está vendo.
5 - Esta experiência poderá ser também repetida por todos os alunos em todos os lugares em que a caixa for colocada, depende de sua intenção e disponibilidade de tempo.
6 - Registre a fala das crianças durante tudo o que acontecer.
7 - Monte uma exposição com as fotografias reveladas em tamanho A4 e montadas sobre colorset colorido com margem de 7cm. Associe a elas os registros das frases ditas pelos alunos ao longo do processo!
8 - Convide as crianças para adivinharem o que foi fotografado, em que lugar da escola e mais, visite com as crianças esses lugares novamente para que possam perceber o que estava no entorno delas quando estiveram ali e que deixou de ser percebido por elas, em função do uso da caixa. Neste momento, chame a atenção de todos para a importância do olhar e do quanto deixamos de ver os detalhes de tudo o que está ao redor de nós. Levante com eles hipóteses dos motivos pelos quais negligenciamos tanto o que vemos e o que não vemos no cotidiano.