Para facilitar a movimentação vertical de motores pesados em sua oficina, um mecânico montou a associação de roldanas mostrada de forma simplificada na figura. Todos os fios, roldanas, os ganchos 1 e 2 e a haste horizontal têm massas desprezíveis. Um motor de peso P será pendurado no gancho 1 e um contrapeso, de peso P/5, é permanentemente mantido na posição indicada na montagem.
O motor permanecerá em repouso, sem contato com o solo, se no gancho 2, preso no contrapeso, for pendurado outro corpo de peso:
Questões relacionadas
- Física | 6.2 Eletrodinâmica
O LED é um componente eletrônico que emite luz sob certas condições. Por ser formado por materiais semicondutores, seu funcionamento é diferente de uma lâmpada convencional. O LED só acende quando a diferença de potencial elétrico (d.d.p.) em seus terminais for maior que determinado valor. Por exemplo, para o LED de cor amarela, a d.d.p. mínima em seus terminais é de 2,1 V. Um estudante, ao montar um brinquedo para seu sobrinho, utiliza um LED amarelo e 2 pilhas comuns, que fornecem tensão elétrica efetiva ao circuito de 1,5 V.
O estudante liga e desliga rapidamente o circuito. O circuito que permitiu ao estudante a fazer com que a lâmpada LED acenda é:
- História | 6.12 Nazifascismo
(UEL) O começo aqui foi muito difícil para nós. O pior foi a adaptação. Vocês conheceram nossa maravilhosa moradia em Berlim-Dahlen e iam se assustar vendo em que primitividade vivemos agora. Moramos em uma casa de madeira com cozinha, sala e dois pequenos quartos, um para mim e nosso filho adotivo Bobby, o outro para a minha esposa, a filha dela Magdi e Marlies, filha adotiva.
BEHREND, S. Carta de Rudolf Isay. 1936. NDPH-UEL.
A desestruturação da vida cotidiana na Alemanha, após 1932, expressa na carta do jurista Rudolf Isay, deveu-se à ascensão de um partido:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Para as “boas” escolas vão sempre os professores mais competentes e experientes. Nelas, as condições de trabalho são melhores. Há um número menor de alunos por turma e o tempo de aula é maior. O material didático é abundante e de boa qualidade.
Nas escolas “carentes” dá-se o contrário. Os professores estão sobrecarregados e insatisfeitos. Por causa disso, ficam pouco tempo na escola. O material didático (cartilhas, livros, etc.) é inadequado e insuficiente. As turmas estão superlotadas e as crianças têm menos tempo de aula. Nessas escolas, os professores faltam com mais frequência às aulas, os alunos são rebeldes ou desinteressados e há mais problemas de disciplina.
CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D ; OLIVEIRA, R. D. A Vida na escola e a escola da vida. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 52-53.
As afirmações acima, em nível geral, apresentam uma descrição do sistema escolar brasileiro em seu nível fundamental. Essa situação do sistema escolar pode ser melhor explicada a partir de qual teoria sociológica?
- Geografia | 6.1 Agricultura
Cana-de-açúcar, produção e rendimento
THÉRY, H.; MELLO, N. A. de. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008.
As diferenças entre a faixa litorânea nordestina e o oeste paulista no que se refere a atividade rural destacada no mapa residem
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFPB) O heredograma a seguir refere-se a uma característica genética determinada por um par de alelos.
Um estudante, ao analisar esse heredograma, concluiu que a característica é condicionada pelo alelo recessivo.
Essa conclusão foi possível a partir da análise dos dados relativos às características do casal formado pelos indivíduos