Texto base: Lee la historieta y contesta a la pregunta.
Enunciado:
En la pregunta: ¿Querés “picar” algo?, la palabra en destaque significa en el texto:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Adjetivo
Leia o trecho de um poema de Ruth Rocha.
Nossos campos tinham flores
Nossas vidas mais amores,
No tempo que já passou.
E a mata cheia de cores
O machado derrubou.
ROCHA, Ruth e SILVA , José Antônio da. Boi, boiada boiadeiro. Rio de Janeiro: Quinteto Editorial, 1998.
Em qual alternativa tem um adjetivo concordando com um substantivo?
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(ACAFE) A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Formação das cores
Materiais
- Pincéis
- Tintas de cores primárias (magenta, ciano e amarelo)
- Papel com gramatura ideal para pintura, tamanho A4
- Potinhos descartáveis e água
- Panos para limpeza
Procedimentos
1.º Solicite aos alunos que dobrem ao meio a folha que receberam e depois a desdobrem.
2.º O aluno deve escolher duas cores primárias e, em cada lado da folha, equidistantes da marca da dobra (centro da folha), fazer dois círculos com o pincel, como no desenho.
Desenho da autora
3.º Antes que a tinta seque, solicite que dobrem a folha novamente. A mistura das tintas explicitará a formação de cores secundárias.
4.º Os alunos poderão completar as possibilidades de combinações com a mistura das primárias restantes.
5.º Em uma roda de discussão, peça que falem sobre a relação da quantidade de cada cor primária que possibilitou a formação de uma terceira cor, a secundária; ou outra observação relevante para a apreensão da habilidade trabalhada na atividade.
- Matemática - Fundamental | 08. Problemas com Adição e Subtração
Nívea tem três filhos: duas meninas e um menino. Ela quer comprar duas X-Bike da gatinha e uma bicicleta Hot Wheels. A loja deu 10 reais de desconto em cada bicicleta. Quanto ela irá gastar na compra das três bicicletas?
- Ciências - Fundamental | 12. Desequilíbrios Ambientais e Suas Soluções
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Disponível em:< http://aprendendobiologia.wordpress.com/2013/06/16/charge-do-dia-4/>. Acesso em 01 nov. 2014.
O quadrinho trata de uma preocupante realidade, pois não são apenas os animais que correm o risco de entrar em extinção. As plantas também passam por esse processo. Vulnerável, rara ou em perigo, muitas árvores brasileiras estão ameaçadas, tais como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outras.
Enunciado:
Como evitar que elas desapareçam? Registre uma iniciativa simples, de prática cotidiana, que pode ser adotada por todos nós, afim de reduzir o perigo de extinção das árvores.