Na figura acima, temos um disco de raio R=0,1 m e espessura R/3 com um buraco circular de raio R/4 A distância entre o centro do disco e o centro do buraco é R/2 A massa específica do material do disco é M=9,6.103 kg/m3 Qual o módulo, em newtons, da força que, aplicada ao ponto A, garante o equilíbrio estático do disco na configuração representada acima?
Dados:g=10 m/s2
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT)
Um corpo de massa 2,0 kg desloca-se horizontalmente sob a ação de uma força horizontal cuja intensidade varia com o tempo, de acordo com a figura. Considerando-se que, inicialmente, o corpo se encontra em repouso, sua velocidade, após um tempo de 2,0s, em m/s, tem módulo igual a
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O ácido acetil salicílico (AAS) e o salicilato de metila são fármacos muito consumidos no mundo. O primeiro possui ação analgésica, antitérmica, anticoagulante entre outras, enquanto o segundo possui ação analgésica. Estes dois princípios ativos podem ser preparados facilmente em laboratório através de uma reação conhecida como esterificação de um mesmo composto que é o ácido salicílico.
No processo de produção do AAS e do salicilato de metila a partir do ácido salicílico tiveram como reagentes respectivamente os compostos,
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIME) Analisando-se a relação numérica existente entre os cromossomos X e o corpúsculo de Barr, a alternativa em que seriam encontrados dois desses corpúsculos é a:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).
A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e:
- Física | B. Força Magnética
(UESC)
A figura representa o princípio de funcionamento de um acelerador de partículas, constituído basicamente por duas câmaras metálicas ocas A e B, com seção em meio círculo e submetidas a um intenso campo magnético. Entre os terminais da câmara, é aplicado um campo elétrico, cujo sentido é invertido por uma tensão alternada. Sabendo-se que partículas eletrizadas, cada uma com massa m e carga q, são emitidas por um canhão C, a distância entre os terminais das câmaras A e B é igual a d e considerando-se os módulos dos campos magnético e elétrico como sendo constantes nos instantes em que as partículas descrevem movimentos semicircular e retilíneo, respectivamente e desprezando-se a força de interação gravitacional, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As partículas eletrizadas e emitidas pelo canhão na região entre as câmaras A e B ficam submetidas à mesma aceleração de módulo igual qE/m .
( ) A partícula que penetra perpendicularmente na região do campo magnético com velocidade de módulo v fica submetida à força centrípeta de intensidade igual a qvB.
( ) A partícula descreve cada semicírculo na região do campo magnético com a quantidade de movimento constante.
( ) A partículas que abandonam a câmara A com velocidade de módulo v descrevem uma trajetória semicircular, na câmara B, de raio igual a
A alternativa correta, de cima para baixo, é a