Na figura, os polígonos ABCD e CDEFGH são regulares e a medida de seus lados é igual a 5 cm. A área da região mais clara da figura é igual a
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Embora os maiores exportadores de banana no mundo sejam Equador, Costa Rica e Colômbia, a mais nova gigante do setor vem do clima temperado: a irlandesa-americana ChiquitaFyffes. A fusão da americana Chiquita Brands e da irlandesa Fyffes foi anunciada ontem e criará a maior empresa de bananas do mundo, com receitas anuais de US$ 4,6 bilhões. A Irlanda não produz bananas. Os EUA, quase nada --8.000 toneladas ao ano, ante 8 milhões do Equador. Toda a produção das duas empresas se concentra em terras tropicais nas Américas (inclusive no Brasil) e na África, tanto em fazendas próprias quanto de terceiros. Folha de São Paulo, 11 mar. 2014. p. M-8.
Com o fim da Guerra Fria e o triunfo do capitalismo a partir da década de 1990, este sistema econômico tem passado por algumas transformações importantes, dentre elas se destaca
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
TEXTO 3
À PROCURA DE UM AMIGO
Mauro morria de vontade de ter um amigo. Os pais dele concordavam. Só não queriam que fosse um amigo qualquer. Queriam um amigo muito parecido com ele.
Assim, quando Mauro quis ficar amigo de Bruno, eles falaram:
-O Bruno é muito maior que você. Se vocês forem jogar bola e ele te der um encontrão, você vai ficar machucado.
E quando ele quis ficar amigo da Aninha, eles falaram:
-A Aninha é muito menor do que você. Chora à toa e só sabe brincadeira boba.
Quando ele viu Seu Rodolfo na praça dando comida para os pombos e ficou conversando com ele um tempão, o pai falou:
-Seu Rodolfo é muito, muito mais velho que você. Não diz mais coisa com coisa.
Todo mundo parecia muito diferente do Mauro.
Até que um dia conheceu a Clara. Quer dizer, conhecer não é bem a palavra certa. Estavam no carro e a Clara meteu a cara na janela pra perguntar se eles queriam comprar amendoim. A mãe de Mauro fechou rapidinho o vidro. Aquela menina podia ser perigosa! Ficou a carinha de Clara do lado de fora olhando a carinha de Mauro do lado de dentro. Os dois de olhos muito arregalados. Nisso eles estavam muito parecidos.
Depois, quando Mauro foi passear na pracinha com a prima, Clara apareceu e se reconheceram. Ela chegou perto e a prima disse:
-Vai procurar a sua turma!
Mauro viu o olho comprido com que Clara olhava seu sorvete de morango. Entendeu que, feito ele, ela gostava muito de sorvete, embora talvez não tivesse dinheiro para tomar um. Talvez preferisse também o de morango. E nisso seriam muito parecidos. Por isso, deu o sorvete pra ela, mesmo com a prima olhando de cara feia.
No dia em que se falaram pela primeira vez, descobriram uma porção de coisas um do outro.
Clara morava no topo de um morro; Mauro morava no último andar de um edifício. Da casa de Clara, dava para ver o edifício de Mauro; da janela de Mauro, dava para ver a casa de Clara. Mas como era muito pequena e ficava no meio de uma mistura de casas pequenas, ele não conseguia saber qual era. O que não tinha muita importância, por que ela também não sabia qual era a janela dele.
Moravam no mesmo bairro. Moravam bem no alto. Nisso também eram muito parecidos. Quando se falaram pela segunda, pela terceira e pelas outras vezes continuaram descobrindo coisas. (...)
Clara gostava de música. Não era o mesmo tipo de música que Mauro gostava. Mas os dois gostavam de sair dançando, até quando estavam sozinhos. Então viram que podiam dançar juntos, mesmo que fosse cada um do seu jeito. E gostaram. Nisso eram muito parecidos.
Mauro gostava muito de livros. Clara também. E, vejam só, nem sabia que gostava. Ela descobriu isso no mesmo dia em que Mauro lhe deu um livro já meio velho, mas que era novidade para quem não conhecia. Só que ela não sabia ler, porque nunca tinha ido à escola. Então Mauro começou a ler para Clara, a ensinar o que estava escrito. E os dois se divertiram a valer com as trapalhadas da Emília e do Visconde de Sabugosa. Nisso eram muito parecidos.
Sempre que podiam, brincavam juntos. De correr, de jogar bola, de contar história lembrada ou inventada. Podiam fazer de conta que viviam numa terra mágica, com princesa, sereia e saci-pererê. Nessa terra todo mundo poderia brincar à vontade, cantar à vontade, rir à vontade. E sem ninguém incomodar.
-Sabe de uma coisa? – disse Mauro, sentado no balanço da pracinha, - Até que essa terra podia ser aqui mesmo.
Um dia, Clara perguntou:
-Você é meu amigo, não é?
Mauro concordou com a cabeça.
-Bem que eu achei que fosse – disse ela.
-E você?
-Eu o quê?
-Você é minha amiga?
-Claro que sim. Que pergunta mais boba!
(...)
Clara e Mauro estão crescendo. (...)
Mauro gosta de sorvete; Clara também. Clara gosta de música; Mauro também. Os dois gostam de livros. E ela já sabe ler muito bem sozinha. Os dois gostam de cantar, de dançar, de conversar. E moram no mesmo bairro, bem no alto. Sentem saudade quando estão longe um do outro, gostam de ficar juntos até sem falar nada, fazendo coisas simples feito ver o sol se pôr. Gostam de andar pela calçada, contando novidade. Mas ficam chateados quando o guarda vem perguntar se ela o está incomodando. E nunca o contrário.
Acho que é por isso que ficaram tão amigos. Eles não são apenas parecidos. Eles são iguaizinhos!
(Fonte: VENEZA, Maurício. À procura de um amigo. São Paulo, Editora Prumo, 2009)
a) Em que situação Mauro e Clara se encontraram pela primeira vez? Conte com detalhes como foi esse encontro.
b) Por que o autor disse: “Quer dizer, conhecer não é bem a palavra certa.”?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(IFSUL) A Cannabis sativa (maconha) possui diversas substâncias químicas que, ao entrarem em contato com o corpo do usuário, desencadeiam uma série de efeitos, entre eles a sensação de excitação provocada pelo reagente THC. O THC tem sua fórmula estrutural mostrada ao lado.
Sobre a estrutura do THC, é correto afirmar que ela apresenta
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2006 1ª FASE) Pedro mantém uma dieta de 3 000 kcal diárias e toda essa energia é consumida por seu organismo a cada dia. Assim, ao final de um mês (30 dias), seu organismo pode ser considerado como equivalente a um aparelho elétrico que, nesse mês, tenha consumido
Obs: 1 kW.h é a energia consumida em 1 hora por um equipamento que desenvolve uma potência de 1 kW
1 cal = 4 J
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://algarveturistico.com/wp-content/uploads/2009/04/ptm-ginastica-ritmica-01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010 (Foto: Reprodução/Enem)
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é: