Texto base:
Enunciado:
O trecho anterior se refere aos povos
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Na Europa, as forças reacionárias que compunham a Santa Aliança não viam com bons olhos a emancipação política das colônias ibéricas na América. […] Todavia, o novo Império do Brasil podia contar com a aliança da poderosa Inglaterra, representada por George Canning, primeiro-ministro do rei Jorge IV. […] Canning acabaria por convencer o governo português a aceitar a soberania do Brasil, em 1825. Uma atitude coerente com o apoio que o governo britânico dera aos EUA, no ano anterior, por ocasião do lançamento da Doutrina Monroe, que afirmava o princípio da não intervenção europeia na América.
MATTOS, I. R.; ALBUQUERQUE, L. A. S. de. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil. São Paulo: Atual, 1991.
O texto relaciona
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNICAMP) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: A questão refere-se aos seguintes textos: Texto 1 (fragmentos) Safári no Jalapão 5 dias A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível. 1º dia - ORIGEM / PALMAS – […] 2º dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […] 3º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […] 4º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite. 5º dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […] Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado. Texto 2 Destino: Jalapão Nome: Bruno Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz. É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas. Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo. É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças. Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional! Não poderia ter sido melhor! Uma experiência incrível, transformadora! Obrigado e até a próxima viagem! Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Enunciado:
Leia as afirmações sobre os dois textos:
I. Os comentários do relato de viagem confirmam as expectativas criadas pelo roteiro.
II. A principal finalidade do texto 1 é relatar as experiências de um viajante.
III. O texto 2 é uma mistura de relato de viagem e roteiro de viagem.
Assinale a alternativa
- Matemática | 3.1 Introdução
Uma empresa realiza o transporte de mudanças intermunicipais. Para facilitar o trabalho dos funcionários na elaboração de orçamentos, disponibiliza um quadro que relaciona o preço a ser cobrado com a distância percorrida entre a coleta e a entrega dos objetos. O preço total a pagar (P) é composto por um valor proporcional à quantidade de quilômetros percorridos (d), acrescido de um valor fixo de R$ 400,00, referente ao carregamento e à descarga dos objetos.
Representação parcial do quadro disponível na empresa
Distância percorrida (km)
10
20
30
...
Preço total a pagar (R$)
430
460
490
...
De acordo com as informações apresentadas no quadro, a expressão algébrica que relaciona o preço total a pagar (P) em função da quantidade de quilômetros percorridos, d, é:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
" Fotografar é uma maneira de registrar para sempre um momento, um lugar, uma lembrança. Além disso, é também uma forma de expressão. Por meio da fotografia podemos conhecer o modo como o fotógrafo vê e se comunica com o mundo."
- Professor, peça aos alunos para fazerem uma reflexão sobre o texto acima.
- À partir desta reflexão, o professor vai falar também sobre os elementos que são necessários no momento que vamos fotografar. Falar sobre a importância da luz, do enquadramento, do ângulo, da composição, dos planos, focos, entre outros.
- Disponível: http://ozhernandez.blogspot.com.br/2015/04/elementos-visuais-da-linguagem.html
- A proposta para esta aula é fazer uma experimentação de uma composição usando a luz de um retroprojetor.
- O professor vai separar a sala em grupos de até 04 alunos.
- Cada grupo vai montar uma composição bem bonita, dentro da tampa da caixa de sapato, utilizando os objetos de plástico.
- Com a luz da sala apagada e o retroprojetor ligado, os alunos vão colocar as composições que foram montadas sobre o retroprojetor. A imagem resultante será projetada na parede.
- Peça aos alunos para afastar e aproximar a composição do retroprojetor e observar o que acontece com a imagem.
- Peça aos alunos para fotografar as imagens projetadas.
- Revelar as fotos.
Fonte: Ápis – Arte – Eliana Pougy Ensino Fundamental Anos Iniciais – Manual do professor Página 304