Para resolver a questão, analise a imagem a seguir.
Crédito: AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989. p. 47.
Durante o período republicano, a sociedade romana era injusta porque
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Simetria
Pedro tinha como tarefa de casa completar a figura que se apresenta na malha quadriculada abaixo, a partir do eixo de simetria.
Qual das figuras é simétrica à figura dada a partir do eixo de simetria?
- Geografia - Fundamental | 02. Localizando-se No Espaço
Observe as crianças que estão brincando nas imagens a seguir.
Agora COMPLETE as lacunas de acordo com as imagens.
A garota faz bolinhas de sabão usando a sua mão ______________________ .
A garota pula amarelinha e levanta a sua pena __________________________ .
O garoto segura o passaro com a sua mão ______________________________.
- Ciências - Fundamental | 01. O Núcleo da Célula
Leia o texto sobre o funcionamento das células do pâncreas.
O pâncreas é um órgão do nosso corpo, responsável, entre outras funções, pela produção de alguns hormônios que são lançados na circulação. Esses hormônios são feitos de proteínas produzidas no interior das células pelo(s) (1) e lançadas dentro do (2) que as transporta para o (3), responsável pela eliminação desses hormônios.
A alternativa que completa o texto corretamente é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Adolescência e Família
A adolescência é uma fase de transformações físicas e psicológicas que levam ao amadurecimento do ser humano. Todavia, na grande parte das vezes, amadurecer pode causar sofrimento. Dói ter que formar seus próprios valores, construir sua própria identidade e buscar seu posicionamento no mundo. Quando um membro da família entra na adolescência, todo o sistema familiar sofre mudanças e adaptações a fim de manter o bem-estar e funcionamento da mesma. Essas transformações podem ser difíceis para os sistemas mais rígidos, pois esta fase requer flexibilidade. A família desempenha o papel de porto seguro do adolescente, pois, ao mesmo tempo que deseja sua independência da família, também busca segurança e acolhimento por meio dela. E por outro lado, os pais tratam o adolescente, certas vezes, como criança e, certas vezes, como adulto, exigindo um comportamento mais maduro. Essa dupla ambiguidade é terreno fértil para o aparecimento de conflitos familiares. Lembrando também que as alterações hormonais da puberdade frequentemente provocam oscilações de humor, podendo ser mais um fator a dificultar as relações familiares. No grupo, o adolescente se identifica com seus pares e se fortalece. Entretanto, é no seio da família que se revelam os problemas de baixa autoestima, fragilidades, dificuldades, etc. Frequentemente, os conflitos familiares servem como um “ensaio” para o posterior desempenho na vida social do indivíduo. Sempre que possível, é conveniente que a família se abra para o grupo de amigos do adolescente para promover um maior contato e ampliar as relações. Frente às dificuldades de relacionamento familiar, alguns pais se sentem distantes dos seus filhos, sentem que não são mais amados por eles, o que pode causar insegurança e dificultar o desempenho dos papéis de pais. É importante manter os limites (pois afinal, os adolescentes os testam o tempo todo), reformular novas regras (quando necessário), e manter o canal de diálogo sempre fluido e aberto. Acreditamos que os vínculos familiares desempenham um papel singular na formação da identidade deste novo indivíduo. Nesta fase, é importante que os pais se mantenham próximos dos seus filhos, na certeza de que este vínculo auxiliará no enfrentamento das dificuldades peculiares da adolescência. Disponível em: <http://www.institutoadolescer.com.br/artigos/adolescencia-e-familia/>. Acesso em: 12 de nov. 2015
O último parágrafo do texto apresenta a conclusão do autor. De todas as ações propostas por ele, existe uma que é indispensável. Que ação é essa?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Em 2018, foi encontrado junto a uma tumba egípcia o que se acredita ser o queijo mais antigo do mundo. Com supostamente 3,2 mil anos, o queijo estava contaminado com a bactéria causadora da brucelose.
A partir da informação apresentada anteriormente, julgue o item.
Queijos são produzidos pela adição de bactérias ao leite que o fermentam por meio de um processo conhecido como fermentação lática.