Para resolver a questão , leia o trecho a seguir.
“Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la tornando-se filósofos”.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/a-filosofia-grega.htm. Acesso em 02 fev. 2012.
Os gregos tinham diversas crenças e narrativas para explicar os fatos, os acontecimentos e os valores da sociedade. O conjunto dessas crenças e narrativas recebeu o nome de
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la viñeta a continuación.
Disponible en: < http://www.lanacion.com.ar/humor >. Acceso el: 30 sep. 2012.
Enunciado:
A) En la viñeta el hombre utiliza la estructura ir + a + infinitivo casi todo el tiempo. ¿Por qué?
B) ¿A qué se debe el efecto de humor en la viñeta?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNESP) De acordo com o Relatório Anual de 2016 da Qualidade da Água, publicado pela Sabesp, a concentração de cloro na água potável da rede de distribuição deve estar entre 0,2 mg/L limite mínimo, e 5 mg/L limite máximo.
Considerando que a densidade da água potável seja igual à da água pura, calcula-se que o valor médio desses limites, expresso em partes por milhão, seja:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Após examinar os olhos de Sílvia e de Paula, o oftalmologista apresenta suas conclusões a respeito da formação de imagens nos olhos de cada uma delas, na forma de diagramas esquemáticos, como mostrado nestas figuras:
Com base nas informações contidas nessas figuras, é CORRETO afirmar que:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2010 1ª FASE) Uma estudante de química realizou quatro experimentos, que consistiram em misturar soluções aquosas de sais inorgânicos e observar os resultados. As observações foram anotadas em uma tabela:
Experimento
Solutos contidos
inicialmente nas soluções
que foram misturadas
Observações
1
Ba(CℓO3)2
Mg(IO3)2
formação de precipitado branco
2
Mg(IO3)2
Pb(CℓO3)2
formação de precipitado branco
3
MgCrO4
Pb(CℓO3)2
formação de precipitado amarelo
4
MgCrO4
Ca(CℓO3)2
nenhuma transformação observada
A partir desses experimentos, conclui-se que são pouco solúveis em água somente os compostos