Para resolver a questão , leia o trecho a seguir.
“Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la tornando-se filósofos”.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/a-filosofia-grega.htm. Acesso em 02 fev. 2012.
Os gregos tinham diversas crenças e narrativas para explicar os fatos, os acontecimentos e os valores da sociedade. O conjunto dessas crenças e narrativas recebeu o nome de
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da terra. O operário urbano livre, ao contrário, vende-se a si mesmo e, além disso, por partes. Vende em leilão 8,10,12,15 horas da sua vida, dia após dia, a quem melhor pagar, ao proprietário das matérias-primas, dos instrumentos de trabalho e dos meios de subsistência, isto é, ao capitalista.
MARX, K. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
O texto indica que houve uma transformação dos espaços urbanos e rurais com a implementação do sistema capitalista, devido às mudanças tecnossociais ligadas ao
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e depois responda à questão.
UM ÍNDIO NO TELHADO
- Grau, miau, miau!... Que é isso, pessoal?
É o grito de guerra do gato Renato. E cadê ele?
Está perto do armário da mãe, junto da janela, brincando com as coisas dela. Amarrou uma fita na cabeça e espetou uma pena, que nem índio. Tirou a camisa e pôs colar no pescoço. Com uma toalha, fez uma tenda. Agora só falta pintar o corpo e o rosto para ficar igualzinho aos índios dos filmes da televisão. Bom para essa pintura é o batom da mamãe. Pronto. Agora é só olhar no espelho. Mas o espelho está numa prateleira tão alta... se Renato ficar na ponta do pé... Será que ele alcança? Ainda não. E se ele puxar com o cabo da vassoura?
Crache!! Ta-ra-plim! Plim! O espelho caiu e quebrou.
Renato começou a catar os cacos, mas ouviu que sua mãe vinha chegando e tratou de esconder os pedacinhos. Foi juntando e guardando numa caixinha. Mas a mãe já estava perto e ele guardou a caixa no bolso.
- Que foi que houve, meu filho?
Ele fez de conta que não sabia de nada:
- Ué aconteceu alguma coisa?
Aí dona Mimi se zangou:
- Meu filho, eu estou vendo a porta do armário aberta, minhas coisas espalhadas e um caco de espelho no chão. Posso adivinhar o que aconteceu aqui.
- Eu não mexi em nada, mamãe.
- Pois então você vai ficar de castigo. Não é por causa do espelho. É porque falou mentira.
- Não fui eu, foram os índios.
- Você e essa sua mania de televisão.
(...)
Fonte: MACHADO, Ana Maria. Currupaco, papaco e outras histórias. São Paulo, Abril Cultural, 1977.
No trecho acima podemos encontrar quantos parágrafos?
- História | 5.4 Absolutismo
Durante a Idade Moderna, ocorreu o fortalecimento gradual dos governos das monarquias nacionais em grande parte da Europa. Desse processo resultou o absolutismo monárquico. Dentre os argumentos usados para se justificar tal condição, havia um que definia o poder absoluto como condição necessária para a manutenção da paz e do progresso. Assinale a alternativa abaixo que apresenta o responsável por tal pensamento.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Todos os tons
Material:
- Revistas para recorte
- Cartolina branca
- Tintas guache preta, branca e cores primárias (a atividade pode ser feita também com aquarela)
Atividade:
- Divida a sala em quatro grupos, cada um representando uma cor: amarelo, magenta, azul e preto. Se achar necessário, de acordo com o número de alunos em sala, divida em 8 grupos.
- Cada grupo deverá então:
- encontrar o maior número possível de tonalidades da cor de seu grupo;
- colá-las em ordem crescente, do mais suave ao mais escuro na cartolina.
- tentar com a tinta reproduzir o mesmo número de tonalidades. Obs.: Devido às distintas naturezas do pigmento utilizado, as cores podem ser distintas das encontradas na revista, o importante é obter o maior número possível de variação tonal da mesma cor.
- A atividade pode ser desenvolvida como uma competição e como prêmio, pode ser exibida uma animação à escolha do time vencedor, por exemplo.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A bula de um antibiótico infantil, fabricado na forma de xarope, recomenda que sejam ministrados, diariamente, no máximo 500 mg desse medicamento para cada quilograma de massa do paciente. Um pediatra prescreveu a dosagem máxima desse antibiótico para ser ministrada diariamente a uma criança de 20 kg pelo período de 5 dias. Esse medicamento pode ser comprado em frascos de 10 mL, 50 mL, 100 mL, 250 mL e 500 mL. Os pais dessa criança decidiram comprar a quantidade exata de medicamento que precisará ser ministrada no tratamento, evitando a sobra de medicamento. Considere que 1 g desse medicamento ocupe um volume de 1 cm3.
A capacidade do frasco, em mililitro, que esses pais deverão comprar é