(UPE) A seguir, temos o fatorial de alguns números.
1! = 1 2! = 2x1 3! = 3x2x1 4! = 4x3x2x1
Considere o astronômico resultado de 2013! Quanto vale a soma dos seus três últimos algarismos?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNEB) Para interagirem com o ambiente ao redor, as células dependem de proteínas receptoras presentes em sua superfície. Esses receptores engatam em moléculas específicas, desencadeando uma cascata de eventos bioquímicos que levam a certos comportamentos das células, como a secreção de hormônios ou a destruição de patógenos. Mas, antes que os receptores possam entrar em ação, eles geralmente precisam chocar-se. Donald Ingber, da Harvard Medical School e seus colegas demonstraram que poderiam controlar essa ativação usando partículas de óxido de ferro agregadas a moléculas de dinitrofenol, DNP, que se ligam aos receptores em mastócitos produtores de histamina. Magnetizadas, as gotas de 30 nanômetros de largura atrairiam umas às outras, forçando os receptores a se aglomerar e a ficarem ativos. Os pesquisadores detectaram aumento nos níveis de cálcio dentro das células, o que é o primeiro passo na secreção de histamina. A técnica poderia resultar em biossensores mais leves e econômicos em termos de energia para detectar patógenos ou encontrar novas formas de distribuir medicamentos.
(MINKEL, 2008, p. 20)
A superfície celular é essencial para a delimitação do espaço intracelular e para a interação das células com o meio em que se encontram. De acordo com o modelo atualmente aceito de estrutura da membrana plasmática, é correto afirmar que essa membrana se constitui de:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
É comum nas praias do Nordeste a presença de vendedores ambulantes de queijo assado. Um aparato simples é usado para produzir carvão em brasa, consistindo de uma lata, vazada por cortes laterais. Quando o carvão está por se acabar, nova quantidade é reposta, a lata é enganchada a uma haste de metal (figura 1) e o conjunto é girado vigorosamente sob um plano vertical por alguns segundos (figura 2), reavivando a chama.
No momento em que o braseiro atinge o ponto mais alto de sua trajetória, considerando que a mesma é percorrida com velocidade constante, dos vetores indicados, aquele que representa a direção e sentido da força resultante sobre a lata é
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Dada a reação não balanceada H2 + O2 -> H2O, é correto afirmar-se que a massa de água produzida na queima de 40 Kg de hidrogênio e a massa de oxigênio consumidos na reação são, respectivamente,
(Dados: 11H; 168O)
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Energia numa interpretação da física é aquilo que permite a realização de trabalho. É, em termos gerais, uma definição desapontadoramente frustrante para quem espera por qualificações claras, simples e diretas para as coisas do mundo. Mas, ainda assim, não se pode negar que há uma beleza quase tangível na ideia de que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Há um fascinante jogo de espelhos no fenômeno natural que identificamos por energia e a investigação disso por uma área da ciência, a termodinâmica, ou o estudo do calor e de outras formas de energia. A termodinâmica tomou forma basicamente no século XIX, tanto como interesse científico, quanto como necessidade tecnológica. Foi a base da Revolução Industrial, sob a forma de máquinas a vapor, alimentadas pelo carvão, na determinação, dentre outros motivos, de substituir músculos humanos e de animais pelo poder mecânico das máquinas. (CAPOZZOLI, 2010, p. 12-13).
Os sistemas vivos são sistemas autopoiéticos, ou seja, são capazes de se autoproduzir e de se autorregenerar, desenvolvendo uma organização interna que os mantém afastados de uma desordem própria do Universo — a entropia — o qual tende a um equilíbrio termodinâmico.
Em relação a esses princípios termodinâmicos no estabelecimento e na manutenção da vida e suas repercussões, é possível afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
52. Leia o texto a seguir:
Disponível em: Carnaubanoticias.blogspot.com. Acesso em: 10 maio 2012.
Todos os anos, especialmente no período do plantio e colheita, milhares de crianças brasileiras que moram em zonas rurais trabalham muito para aproveitar o curto período de chuvas e iniciar o preparo da terra.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no meio agrícola o trabalho infantil aumenta, principalmente devido a fatores como dificuldades financeiras geralmente geradas pela seca, obrigando os menores a trabalhar em hortas, pedreiras, comércio, em busca de melhorar a renda familiar.
Trabalho infantil agrícola. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil. Acesso em: 3 mar. 2012.
De acordo com o texto, o trabalho infantil no meio agrícola está relacionado