Marcelo inventou uma nova unidade para medir arcos, cujo símbolo é u. Se a medida do arco que representa uma semicircunferência é igual a 120 u, então um ângulo reto mede:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Qual dos seguintes seres vivos é um consumidor secundário?
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais necessários
Arte na caixa de ovos: disponível em:
http://peixinhosnosotao.blogspot.com.br/2013/06/caixas-de-ovos.html -
Acesso em 20 mar.2105.
- Canetas pretas para retroprojetor.
- Estilete (para uso do professor).
- Lápis grafite e borracha.
- Massinha de modelar, ou massa de biscuit de várias cores.
- Pincéis tipo brochas.
- Plaquinhas com o nome das crianças.
- Tinta guache várias cores ou tinta para pintar parede à base d’água com pigmento (tipo pó ou líquido da marca Xadrez).
- Uma embalagem de ovos, de papelão, para cada criança com tampa ou não.
- Uma folha A4 de gramatura pequena para cada criança.
Procedimentos
1º. Após o trabalho sugerido no livro do aluno, Explorar bastante o olhar de cada criança para si mesma, seus sentimentos e emoções, suas preferências e tudo aquilo que a define como pessoa única no universo.
2º. Pedir que desenhem na folha A4 símbolos que representem os seus sentimentos e emoções, além de suas preferências e o que as deixa feliz ou triste. (De preferência, um símbolo para cada espaço da caixa de ovos de cada uma).
3º. Pedir que pintem a caixa de ovos da cor preferida de cada criança e coloque o nome de cada uma na tampa ou preso em alguma parte da caixa.
4º. Depois do desenho, as crianças poderão confeccionar os símbolos que criaram, utilizando a massinha de modelar. Orientá-los para que os façam obedecendo a um tamanho que caiba em cada espaço da caixa de ovos.
5º. Elas podem utilizar as canetas de retroprojetor para desenhar detalhes nos símbolos.
6º. Pedir para que posicionem os símbolos de acordo com a sua vontade, dentro da caixa.
7º. Colocar as caixas em exposição e em duplas deixem que apreciem e comentem o trabalho que fizeram.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Join the sentences using the connectives although or however.
(A) It was very hot. We put on warm clothes.
Although : _____________________________________________________________________________
(B) We told them to study for the tests. They didn’t listen to us.
However: ______________________________________________________________________________
(C) I think that my youngest child would like this kind of food. I am sure the oldest one would think it was a little chilly.
However: ______________________________________________________________________________
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:
- Ciências - Fundamental | 12. Alimentação Saudável
Thiago foi ao supermercado comprar ingredientes para fazer uma macarronada. No local, ele encontrou dois tipos de tomates: alguns vermelhos e grandes; e outros verdes e pequenos.
Qual desses tipos de tomate ele deve comprar para fazer o molho da macarronada?
Qual é a diferença entre os tomates vermelhos e os verdes?