O gráfico a seguir mostra a evolução do número de associados de uma cooperativa de dezembro de 2006 a dezembro de 2010.
De acordo com os dados desse gráfico, essa cooperativa teve o menor acréscimo no número de associados no período de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Sobre a origem da poesia
A origem da poesia se confunde com a origem da própria linguagem.
Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual
a origem do discurso não poético, já que, restituindo laços mais íntimos entre os signos e as
coisas por eles designadas, a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que
[5] parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências,
discussões, discursos, ensaios ou telefonemas.
Como se ela restituísse, através de um uso específico da língua, a integridade entre nome e coisa
− que o tempo e as culturas do homem civilizado trataram de separar no decorrer da história.
A manifestação do que chamamos de poesia hoje nos sugere mínimos flashbacks de uma possível
[10] infância da linguagem, antes que a representação rompesse seu cordão umbilical, gerando
essas duas metades − significante e significado.
Houve esse tempo? Quando não havia poesia porque a poesia estava em tudo o que se dizia?
Quando o nome da coisa era algo que fazia parte dela, assim como sua cor, seu tamanho, seu
peso? Quando os laços entre os sentidos ainda não se haviam desfeito, então música, poesia,
[15] pensamento, dança, imagem, cheiro, sabor, consistência se conjugavam em experiências
integrais, associadas a utilidades práticas, mágicas, curativas, religiosas, sexuais, guerreiras?
Pode ser que essas suposições tenham algo de utópico, projetado sobre um passado pré-babélico,
tribal, primitivo. Ao mesmo tempo, cada novo poema do futuro que o presente alcança cria, com
sua ocorrência, um pouco desse passado.
[20] Lembro-me de ter lido, certa vez, um comentário de Décio Pignatari, em que ele chamava a
atenção para o fato de, tanto em chinês como em tupi, não existir o verbo ser, enquanto verbo de
ligação. Assim, o ser das coisas ditas se manifestaria nelas próprias (substantivos), não numa
partícula verbal externa a elas, o que faria delas línguas poéticas por natureza, mais propensas
à composição analógica.
[25] Mais perto do senso comum, podemos atentar para como colocam os índios americanos falando,
na maioria dos filmes de cowboy − eles dizem “maçã vermelha”, “água boa”, “cavalo veloz”; em
vez de “a maçã é vermelha”, “essa água é boa”, “aquele cavalo é veloz”. Essa forma mais sintética,
telegráfica, aproxima os nomes da própria existência − como se a fala não estivesse se referindo
àquelas coisas, e sim apresentando-as (ao mesmo tempo em que se apresenta).
[30] No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas,
impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a
se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo.
(...)
Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas,
assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se desapegou da vida. Mas
temos esses pequenos oásis − os poemas − contaminando o deserto da referencialidade.
ARNALDO ANTUNES www.arnaldoantunes.com.br
a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas. (l. 4-6)
A comparação entre a poesia e outros usos da linguagem põe em destaque a seguinte característica do discurso poético:
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia a reportagem e responda o que se pede a seguir.
SOPAS INSTÂNTANEAS X SOPAS CASEIRAS
Elas têm muito sódio (leia-se, sal) e poucos nutrientes, mas são facílimas de preparar e algumas são até bem gostosas. Daí por que as sopas de pacote agradam no inverno. A pedido de Veja, duas nutricionistas avaliaram os sabores mais vendidos das marcas líderes de mercado e prepararam uma versão caseira e mais nutritiva de cada uma delas. (...)
Veja a comparação da quantidade de sódio e de calorias de uma porção de cada uma delas, o equivalente a um prato de sopa.
(Fonte: Revista Veja – 30/06/2010)
Entre as sopas mostradas na tabela, indique aquela(s) que:
a) possui a maior quantidade de calorias.
b) possui a menor quantidade de sódio.
c) possuem a mesma quantidade de calorias
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Os agrotóxicos apresentam propriedades químicas que são capazes de causar danos ao DNA e, por isso, são considerados genotóxicos tanto para os seres humanos quanto para outras espécies de animais. Uma das técnicas genéticas mais utilizadas para detecção de danos no DNA por exposição a agrotóxicos é o ensaio cometa. O ensaio cometa tem por finalidade quantificar lesões no DNA. Quando o DNA é submetido a uma corrente elétrica, os fragmentos menores se deslocam mais rapidamente em direção ao polo positivo formando um arraste do DNA no núcleo, que fica semelhante à cauda de um cometa. O padrão de arraste do material genético é classificado em escores, como mostrado na figura.
PEDROSO et al. Agrotóxicos: um vilão para o DNA? Genética na Escola, v. 16, n. 1, 2021.
O padrão do escore 3 no teste descrito indica uma alta probabilidade da ocorrência de
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The Four Oxen and the Lion
A lion used to prowl about a field in which Four Oxen used to live. Many a time he tried to attack them; but whenever he came near, they turned their tails to one another, so that whichever way he approached them he was met by the horns of one of them. At last, however, they quarreled among themselves, and each went off to pasture alone in separate corner of the field. Then the Lion attacked them one by one and soon made an end of all four.
Disponível em: www.aesopfables.com. Acesso em: 1 dez. 2011.
A fábula The Four Oxen and the Lion ilustra um preceito moral, como se espera em textos desse gênero. Essa moral, podendo ser compreendida como o tema do texto, está expressa em:
- Ciências - Fundamental | 09. Diferentes Materiais
Veja a capa do livro de Toni. Ele gosta usá-lo para criar animais usando dobraduras, formando cenas e contando histórias.
A) De que material foram feitos os animais de Toni?
B) Eles são resistentes à água? Por quê?
C) Os animais de Toni podem ser chamados de brinquedos artesanais? Por quê?