Observa y relaciona:
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(BAHIANA)
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
I. O átomo de carbono do grupo funcional das amidas, presente na estrutura química do benznidazol, apresenta hibridação sp3.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. A tiroxina é constituída por grupos funcionais da classe dos ácidos carboxílicos, dos fenóis e dos éteres.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
III. O geraniol é um enol porque tem a hidroxila ligada à cadeia carbônica insaturada.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
IV. O hormônio representado é um triálcool de cadeia mista.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Outras Pontuações e Seus Usos
Leia o texto abaixo para responder à questão.
Serafina sem rotina
1Caderno é caderno, diário é diário.
2Já tive caderno-diário, caderno-caderno e diário-diário, com fechadurinha, cadeado e tudo.
3E, depois de reler alguns deles, cheguei a uma conclusão: daqui pra frente, vou fazer cadernos de anotações e diários de confissões.
4Não, não é bem isso. Assim fica parecendo coisa de repórter, de detetive... O que eu quero dizer é que vou usar o caderno para falar o que me der na cabeça e na vontade. E, através dele, vou fazer de conta que estou conversando com várias pessoas ao mesmo tempo.
5Agora, com o diário vai ser diferente.
6Para ele vou contar coisas íntimas, segredos, enfim, tudo o que eu não quiser que ninguém saiba.
7O diário vai ser meu confidente.
8E o caderno vai ser como... como um telefone de várias linhas. É. É mais ou menos isso.
9Um telefone de papel com muitas linhas. Pronto.
10Já comecei a escrever no meu caderno-telefone, o cadernofone. Agora vou discar um número para fazer a primeira ligação.
[...]
11Neste novo tipo de caderno, o cadernofone, não vou colocar data, nem vou dizer “querido caderno”, “tchau”, “até amanhã”, essas coisas. Isso porque não vou estar falando com ele, mas através dele. Vou caprichar na letra, claro, enfeitar algumas páginas com desenhos, colagens...
12E por falar em desenho e colagem, acho que vou ter que usar as duas coisas para poder contar algumas histórias do seu Nonô. Às vezes, ele complica um pouco. A sua história do pão, por exemplo, eu não saberia contar só com palavras.
13Aliás, acho que no tempo em que essa história começou as pessoas nem falavam, assim, como a gente fala hoje. Como será que os homens se comunicavam na Idade da Pedra? Vou perguntar para a professora.
[...]
Serafina sem rotina, de Cristina Porto. São Paulo: Ática, 1994, s/p.
Em “querido caderno”, “tchau” e “até amanhã” (parágrafo 11) as aspas servem para:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta.
Disponible en: http://www.ediciona.com/somontano_sostenible_1-dirpi-11347.htm. Acceso en: 20 oct. 2011.
“¿Qué tenemos que hacer con nuestros residuos domésticos?” La palabra destacada puede ser sustituida sin provocar cambios en el sentido empleado en el texto por
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
TEXTO
LOS ÁRBOLES DEL PLANETA TIERRA
[1] Es el tipo de pregunta que deja sin guardia
a cualquier padre y que ni las mejores mentes
han podido responder de forma satisfactoria:
¿Cuántos árboles hay en el mundo?
[5] Un nuevo estudio acaba de aportar el
cálculo más preciso hasta el momento y los
resultados son sorprendentes, para lo bueno y
para lo malo. Hasta ahora se pensaba que hay
400.000 millones de árboles en todo el planeta,
[10] o 61 por persona. El recuento se basaba en
imágenes de satélite y estimaciones del área
forestal, pero no en observaciones sobre el
terreno. Después, en 2013, estudios basados en
recuentos directos confirmaron que solo en el
[15] Amazonas hay casi 400.000 millones de árboles,
por lo que la pregunta seguía en el aire. Y se
trata de un dato crucial para entender cómo
funciona el planeta a nivel global, en especial el
ciclo del carbono y el cambio climático, pero
[20] también la distribución de especies animales y
vegetales o los efectos de la actividad humana
en todos ellos.
El nuevo recuento, que publica hoy la
revista Nature, muestra que en realidad hay tres
[25] billones de árboles en todo el planeta, unas ocho
veces más que lo calculado anteriormente. De
media hay 422 árboles por cada humano.
La cuenta por países destapa una enorme
desigualdad, con ricos como Bolivia, con más de
[30] 5.000 árboles por persona, y pobres como Israel,
donde apenas tocan a dos. Gran parte del
contraste se debe a factores naturales como el
clima, la topografía o las características del
suelo, pero también al efecto inconfundible de la
[35] civilización. Cuanto más aumenta la población
humana, más disminuye la cuenta de árboles. En
parte se explica porque la vegetación prospera
más donde hay más humedad, los lugares que
también preferimos los humanos para establecer
[40] tierras de cultivo.
El trabajo calcula que, cada año, las
actividades humanas acaban con 15.000 millones
de árboles. La pérdida neta, compensando con la
aparición de nuevos árboles y la reforestación, es
[45] de 10.000 millones de ejemplares. Desde el
comienzo de la civilización, el número de árboles
del planeta se ha reducido en un 46%, casi la
mitad de lo que hubo, indica el estudio,
publicado hoy en Nature.
Nuño Domíngues Periódico EL PAIS – 09/2015 (Texto adaptado.)
Según el primer párrafo, ¿Cuántos árboles hay en el mundo?, es una pregunta
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria passear com a avó ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo Correio de Modas, 1853, apud DONEGÁ, A. L. Publicar ficção em meados do século XIX: um estudo das revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas: Unicamp, 2013 (adaptado).
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações, no século XIX, decorrentes de quais fatores?