Sabendo-se que a moldura representada pela figura é quadrada, quais devem ser as dimensões, em centímetros, de uma fotografia para que ela caiba exatamente dentro da moldura?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
- Matemática - Fundamental | 07. Simetria
Observe as figuras a seguir.
Qual(is) dessas figuras apresenta(m) simetria radial?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. Legenda: Nos chapéus dos personagens próximos à cadeira: São Paulo e Minas Gerais. Na cadeira: Presidência da República. Nas costas dos personagens em primeiro plano: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Pará.
Enunciado:
a) Explique qual é a crítica proposta pela charge, considerando o contexto político brasileiro durante sua primeira experiência republicana.
b) Identifique como era chamado o esquema político criticado na imagem.
- História | B. Roma
(MACKENZIE) Leia o texto a seguir.
Esta refundação efetua-se sob o signo do cristianismo. Trata-se menos de uma conversão de Constantino do que da vontade de reunificação do Império sob um dogma, cujo monoteísmo é bastante conveniente à concepção de poder absoluto que o imperador encarna. Constantinopla é, portanto, ao mesmo tempo a cidade epônima de Constantino, o berço da dinastia que ele fundou e a sede de sua nova religião.
Stéphane Yérasimos. La nouvelle Rome. Disponível em: www.histoire.presse.fr.Acesso em 15 ago. 2015
Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao excerto e ao contexto.
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UEFS) Após o erro do funcionário de uma maternidade, ocorreu uma troca nas pulseiras de identificação dos recém-nascidos que se encontravam no berçário. A filiação de uma recém-nascida do sexo feminino, hemofílica e com sangue tipo A é reivindicada por cinco casais, sendo que todas as cinco supostas mães são do grupo sanguíneo O.
Considerando-se os cinco casais quanto ao grupo sanguíneo paterno e ao fenótipo da hemofilia, é correto afirmar que serão os progenitores: