No vestiário de uma Academia de Ginástica há exatamente 30 armários, cada qual para uso individual. Se, no instante em que dois alunos dessa Academia entram no vestiário para mudar suas roupas, apenas 8 dos armários estão desocupados, quantas opções eles terão para escolher seus respectivos armários?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
CRIANÇAS CONTAM DE QUE MONSTROS TÊM MEDO E COMO LIDAM COM ISSO
MARTHA LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Bruxa, vampiro, lobisomem... Muitos monstros ficam à solta quando chega o Dia das Bruxas. E de qual deles você tem mais medo? A Folhinha conversou com um grupo de crianças para saber a resposta delas – e elas ainda desenharam monstros assustadores!
A maior surpresa é que algumas crianças têm medo de criaturas que conheceram na série de livros e filmes "Harry Potter". Maria Fernanda Segura, 8, por exemplo, tem muitos pesadelos com um bicho-papão bem gosmento, que mora debaixo da cama. Adivinha onde ela viu essa criatura? Em um filme do bruxo! Maria Eduarda Lima, 9, tem pavor de outros monstros dessa história, os dementadores: "Sonho que eles estão roubando a minha alma!"
Manoela Torres, 8, e Matheus Calmon, 8, ficam assustados quando pensam em criaturas bem conhecidas. Manoela tem medo de lobisomem, e Matheus, de saci. Depois que conheceram essas lendas, não conseguem mais dormir em paz.
Já Henrique Bernardes, 7, e Felipe Genta, 8, têm temores bem originais. Henrique contou que, desde os quatro anos, tem pesadelo com um monstro que ele chama de "pesademonstro": "O sonho começa em um show de rock. O monstro toca guitarra, depois pega as pessoas com seus tentáculos e suga a sua força", explica. Felipe criou um predador que é uma árvore de Natal. Quando uma criança se aproxima para pegar um presente, a árvore a engole! COMO LIDAR
As crianças contaram que não costumam chamar os pais quando o medo lhes pega em cheio no meio da noite. Elas simplesmente esperam o pavor passar. Henrique ainda ensina: "Me escondo embaixo das cobertas para dormir de novo".
Para quem tem muito medo, Maria Eduarda aconselha: "Chame seus pais e tente esquecer". Henrique completa: "Todo mundo tem medo, até pai e mãe. Se alguém diz que não tem medo, é porque é segredo". Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/998229-criancas-contam-de-que-monstros-tem-medo-e-como-lidam-com-isso.shtml Acesso em: 01 jan. 2011.
- a) Algumas crianças sentem medo de criaturas que foram inventadas por outras pessoas ou que fazem parte do nosso folclore. Cite os medos deste tipo que são citados pelas crianças da reportagem.
- b) Outras crianças criam seus próprios monstros. Escolha o medo inventado por uma criança que você considerou mais original e descreva-o.
- c) O que as crianças da reportagem fazem quando ficam com medo?
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Fotos impressas de pinturas corporais dos indígenas
- Cordão de varal
- Pregadores de roupa
- Tinta para pintura corporal
- Pincel
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai montar um varal dentro da sala de aula e colocar várias fotos
expostas neste varal. Pode fixar as fotos com prendedores de roupa.
- Pedir para as crianças fazerem um passeio dentro da sala , observando todas as
imagens expostas.
- Pedir as crianças para observarem detalhes nas pinturas indígenas expostas na sala
para que possam se inspirar.
- O professor vai propor as crianças para se reunirem em duplas para a realização
desta atividade.
- Distribuir as tintas e os pincéis para cada dupla .
- Tendo o corpo humano como suporte, cada criança , a seu tempo, deverá pintar o
corpo do colega.
- O professor deverá definir qual a parte do corpo vai ser pintada. Como sugestão:os
braços.
- Esta atividade vai ser muito divertida!
Fonte: http://auladeartegetsemani.blogspot.com/2017/07/pintura-corporal-dia-do-indio.html
O MUNDO DAS FORMAS
Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livreMATERIAL
- Fotos impressas de pinturas corporais dos indígenas
Disponível: www.google.com/search?q=pintura+corporal+indios&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6wejk0MLfAhVDIpAKHUSJB4cQ_AUIDigB&biw=1366&bih=626
- Cordão de varal
- Pregadores de roupa
- Tinta para pintura corporal
- Pincel
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai montar um varal dentro da sala de aula e colocar várias fotos
expostas neste varal. Pode fixar as fotos com prendedores de roupa.
- Pedir para as crianças fazerem um passeio dentro da sala , observando todas as
imagens expostas.
- Pedir as crianças para observarem detalhes nas pinturas indígenas expostas na sala
para que possam se inspirar.
- O professor vai propor as crianças para se reunirem em duplas para a realização
desta atividade.
- Distribuir as tintas e os pincéis para cada dupla .
- Tendo o corpo humano como suporte, cada criança , a seu tempo, deverá pintar o
corpo do colega.
- O professor deverá definir qual a parte do corpo vai ser pintada. Como sugestão:os
braços.
- Esta atividade vai ser muito divertida!
Fonte: http://auladeartegetsemani.blogspot.com/2017/07/pintura-corporal-dia-do-indio.html
O MUNDO DAS FORMAS
- Física
Na figura acima, o bloco de massa m=2,0kg que está encostado na parede é mantido em repouso devido à ação de duas forças, F1 e F2 cujos módulos variam no tempo segundo as respectivas equações F1=Fo+2,0t e F2=Fo+3,0t onde a força é dada em newtons e o tempo, em segundos. Em t=0s o bloco está na iminência de entrar em movimento de descida, sendo o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede igual a 0,6 Em t=3,0s qual o módulo, em newtons, a direção e o sentido da força de atrito?
Dado: g=10 m/s2
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
No aquário de João, há 10 peixes. No aquário de Carlos, há o triplo de peixes do aquário de João.
Quantos peixes Carlos têm?
- Biologia | 07. Taxonomia
(UFSM) Considerando-se que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (“parentesco”) e considerando-se que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido à pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir.
I. Organismos pertencentes à mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém apresenta parentesco mais distante.
II. Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes à famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae).
III. Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas, imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d'água.
Está(ão) correta(s)