Na oração, “a menos que eles comecem a falar grosso comigo, né?”, o verbo começar exprime a ideia de
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
(UFSM) Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNEAL)
CN–(aq) + H2O(l) ↔HCN(aq) + OH– (aq)
O íon cianeto, CN−(aq), encontrado em plantas, como a mandioca, é tóxico ao organismo humano e, ao reagir com a água, produz ácido cianídrico, de acordo com a reação reversível representada pela equação química. A dose letal de íon cianeto no organismo é de 5,0mg/kg.
Considerando-se as informações do texto, a equação química que representa a reação reversível e os fatores que interferem no equilíbrio do sistema, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Leia o trecho a seguir.
As cápsulas da London Eye estão separadas uma da outra por um ângulo de:
- Biologia
(UEFS)
A chave dicotômica ilustra, de forma simplificada, uma possível classificação dos grupos animais de vertebrados representados pelas letras A, B, C, D, E, F e G.A característica comum existente nos grupos F e G e que está ausente nos outros grupos representados é a: - Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Observe a imagem e leia o texto sobre a artista brasileira Leda Catunda.
Leda Catunda
[...]
A artista concentra-se nas relações formais e na estruturação da tela, partindo do uso de materiais não convencionais, como meias e camisetas. Na década de 1990, aprofunda o interesse pela especificidade dos materiais com que trabalha. Cria superfícies pictóricas por meio da sobreposição de tecidos e outros meios planos e coloridos. Trabalha com elementos diferentes, como tule, veludo, plástico, acolchoados, lona, couro e fórmica. O modo de agrupá-los por vezes é abstrato. Em outros trabalhos, como os relevos, a composição guarda familiaridade com imagens recorrentes. Partem de motivos, simples, como o desenho da lua, insetos, gotas e partes do corpo. [...]
Leda Catunda. Disponível em: <enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10215/leda-catunda>.
Acesso em: 5 jan. 2017. Adaptado.
Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, como é possível reconhecer a materialidade em uma obra de arte?