A ausência de letras em algumas palavras desse miniconto, além de funcionar como pista importante para a sua compreensão, configura-se como um recurso expressivo empregado para
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia a reportagem de Renata Moura para responder à questão. Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil Desde a morte do pai, em 2013, *Mariana lutou contra a depressão e viu o quadro piorar ao mergulhar por horas a fio no Facebook. “Era como uma fuga, uma anestesia para esquecer problemas”. Significava também “procrastinar tarefas da casa e os estudos”. “Checava o celular o tempo inteiro. Estava viciada”. Já na vida de *Luísa, 47 anos, o smartphone entrou como alternativa para relaxar à noite, após um longo dia de trabalho. Em poucos anos, virou o centro de conflitos com as filhas e o marido. “Reclamavam que eu tinha virado um zumbi, que fingia prestar atenção em conversas quando, na verdade, estava pensando em algo que li ou esperando mais uma curtida no Instagram. Era capaz de debater temas no Facebook, mas não conversava com minhas filhas”, disse Luísa à BBC Brasil. A dependência tecnológica, que inclui o “uso abusivo” da internet, redes sociais, jogos e celulares, não é dimensionada no Brasil, mas já chega como problema a especialistas. “Não existe nenhum órgão dizendo que há uma preocupação nacional sobre isso, mas diferentes segmentos observam que a tecnologia de forma excessiva começa a criar problemas recorrentes. Há aumento de queixas de pacientes nos hospitais universitários, nas clínicas de psicologia, de psiquiatria e em escolas”, diz [...] Cristiano Nabuco de Abreu. [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/brasil-41922087. Acesso em: 20 abr. 2019. (* – nomes fictícios)
Enunciado:
A alternativa que traduz o tema do texto é
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UECE) Relacione, corretamente, os ciclos biogeoquímicos a algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Oxigênio; 2. Cálcio; 3. Fósforo; 4. Nitrogênio.
( ) Envolve a formação da camada de ozônio na atmosfera da Terra.
( ) Esse elemento não pode ser aproveitado diretamente pela maioria dos seres vivos, apesar de ser fundamental para a síntese de proteínas e de ácidos nucleicos.
( ) As rochas calcárias são as principais fontes desse elemento e, com a ação do intemperismo, o liberam no meio ambiente.
( ) Em ambientes aquáticos, esse elemento sedimenta-se e é incorporado às rochas que estão em formação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST)
Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico ao lado, é correto afirmar:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Uma lente de vidro convergente imersa no ar tem distância focal igual a 3 mm Um objeto colocado a 3 m de distância conjuga uma imagem através da lente. Neste caso, o módulo do aumento produzido pela lente vale aproximadamente:
- Língua Portuguesa
[...] Onde eu morei nós nos reuníamos, rapazes e moças, fizemos um campo de vôlei num terreno que tinha baldio, só da vila, não é? Toda quarta, sábado e domingo nós jogávamos, fazíamos torneio e ninguém se preocupava em sair de lá, engraçado, de sair, de, de passear, tinha lá os namorados, né, e o que acontecia é que às vezes namoravam-se por ali, né, os, os conhecidos e fazia aquele ambiente alegre, assim bom. Meu pai também entrava no jogo, havia jogo de casado e solteiro, né, havia jogo das moças, fazia, nós chegamos a fazer uns, acho que uns nove times de vôlei na época e é claro que as mais velhas que não podiam entrar falavam: essas moças, perna de fora, né, que tinha que jogar de short (risos) como sempre, né, mas, e os pais, né, os pais, tinha o juiz, tinha tudo certinho e todo domingo entregava a taça, era proibida a entrada de outra pessoa, sabe, a não ser que fosse, eh, que se chegasse ao grupo mais, que introduzia tudo aquilo, fazia, organizava, pra entrar pra poder fazer parte, quer dizer, não podia ser ninguém mau elemento ou brigão, brigão não entrava, né, porque senão saía briga mas nunca saía, eh, briga de vizinho, mas não deu, não dava em nada, né? [...]Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/nurc-rj/>. Acesso em: 04/05/2016.
A transcrição de fala é um mecanismo empregado para análises linguísticas que verificam o registro da língua falada da população de uma determinada região, faixa etária, escolarização, sexo etc. Os textos transcritos – em que nem sempre percebemos as regras gramaticais seguidas de acordo com a norma-padrão – são úteis para estabelecer quais são as mudanças por que a língua vem passando e a forma como se comunicam as pessoas. No trecho anterior, percebemos que há uma preferência