O reservatório de água de um condomínio tem o formato de um paralelepípedo retangular e suas medidas são dadas em metros, conforme figura a seguir:
A capacidade desse reservatório, quando x = 3 é:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Leia o fragmento sobre as manifestações musicais da sociedade brasileira no início da República apresentado a seguir.
O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado, não o sendo atualmente como outrora. Acreditava-se até músico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a “artinha” musical na terra do seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas não saíra daí.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. In: Flávio Moreira da Costa (org.) Aquarelas do Brasil: contos da nossa música popular.
Rio de Janeiro: Ediouro Publicações de Passatempos e Multimídia Ltda, 2006, p.59.
A expressão “artinha” revela
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Considerando que uma célula tenha parede celular sem quitina, fuso mitótico sem a presença de centríolos e membrana citoplasmática composta de proteínas, fosfolipídios e carboidratos, pode-se concluir que essa célula é de um(a):
- História | B. Roma
A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos no período, indicada em:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor combinará com a turma um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical
brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca
do assunto.
. Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova" ?
. Sabe o que ela significa ?
. Quem já ouvi alguma músca da Bossa Nova ?
. Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova ?
. Quem sabe cantar uma música e Bossa Nova ?
- Os alunos , agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre Bossa Nova, pois
responderão algumas questões sobre o mesmo.
Disponível: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
- Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
. Vocês já conheciam estas músicas?
. O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
. Por quê ?
. Quais os cantores aparecem nos vídeos?
- Após o registro com a fala dos alunos, o professor deverá aproveitar a oportunidade e
elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais
acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas
consagradas e a influência que o movimento trouxe para a músca popular brasileira e
internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/bossanova , há uma matéria que pode ser
consultado para auxiliar a pesquisa.
- Quando as crianças trouxerem o materal da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em
pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa
Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícios de Morais, entre outros.) Para isso,será
disponibilizado o material necessário: cartolina, cola, e as fotos relacionadas com o tema.
- Durante a atividade, o professor deverá colocar CD's com músicas da Bossa Nova para dar um
clima especial ao momento.
- Depois de tudo pronto, a turma se sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo
fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado.
- Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá se de grande importância para
extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma
música de cada cantor, assim os alunos terão acesso a este tipo de música.
- Expor os trabalhos na sala de aula .
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
O caipira ganhou um smartphone em um sorteio. Ao ser questionado sobre o que faria com o prêmio, respondeu: “O fone vai ficá comigo, mas o “ismart” vou dá pra minha muié passa nas unha.
Disponível em: http://www.aecambui.com.br. Acesso em: 20 out. 2021.
A exploração da variação linguística é um elemento que pode provocar situações cômicas. Nesse texto, o tom de humor decorre da incompatibilidade entre