Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 20m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento, esse peixe se desloca em direção à superfície; ao atingi-la, sua bexiga natatória encontra-se preenchida por 112 ml de oxigênio molecular.
A variação de pressão sobre o peixe, durante seu deslocamento até a superfície, corresponde, em atmosferas, a:
Dados:
- g=10m/s2
-Densidade 105 N/m3
-1 atm= 105 N/m2
Questões relacionadas
- Biologia | 05. Embriologia
(UNIOESTE) Gastrulação é um processo em que as células embrionárias sofrem um rearranjo originando uma estrutura denominada de gástrula, onde o plano corporal do futuro animal é definido. Sobre a migração de células no processo de gastrulação (figura abaixo), é correto afirmar que
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UFGRS) O ácido cítrico é um sólido branco e cristalino, muito utilizado na indústria alimentícia e de bebidas, e sua estrutura é representada abaixo.
Quais estão corretas?
I. Apresenta boa solubilidade em água e em soluções alcalinas.
II. Possui apenas um carbono quiral em sua estrutura química.
III. É um ácido graxo tricarboxílico.
Considere as seguintes afirmações sobre esse composto.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEFS) Se há perigo de superaquecimento [do corpo], o hipotálamo transmite impulsos que estimulam as glândulas sudoríparas a aumentar sua atividade e dilatar os vasos sanguíneos na pele, de modo que um aumento no fluxo sanguíneo resulta em uma perda maior de calor. O hipotálamo também pode estimular o relaxamento dos músculos e assim minimizar a produção de calor nesses órgãos.
(COHEN; WOOD, 2002, p. 378)
Com base nas informações a respeito da termorregulação corpórea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Os músculos são especialmente importantes na regulação da temperatura, porque as variações na quantidade de atividade muscular podem prontamente aumentar ou diminuir a quantidade total de calor produzida.
( ) A atuação da porção endócrina do hipotálamo favorece a termorregulação corpórea, ao desenvolver estratégias fisiológicas que mantém a temperatura do corpo na faixa dos 37oC.
( ) A vasodilatação periférica provoca um resfriamento do corpo em uma ação característica de ambientes onde a perda de calor seja maior que a produção, a partir do metabolismo energético celular.
( ) O perigo de um superaquecimento corpóreo se configura na perda progressiva da ação enzimática, que interfere na capacidade da célula de manter as suas taxas metabólicas dentro de um padrão de normalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
DE MARIA, W. Campo relampejante, 1977.
Disponível em: www.ballardian.com. Acesso em: 12 jun. 2018.
Na obra Campo relampejante (1977), o artista Walter de Maria coloca hastes de ferro em espaços regulares, em um campo de 1600 metros quadrados no Novo México. O trabalho faz parte do movimento artístico Land Art, que trata da
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/