Observe a figura a seguir.
A imagem construída a partir da figura original, na qual se pode observar simetria axial em relação à reta r, é:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | B. Classificação do Relevo Brasileiro
Observe a figura e leia o texto a seguir.
Sulcos, ravinas e voçorocas, isto é, a formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, – que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas – estão presentes em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e geralmente estão associados à forma de uso do solo, ao substrato geológico, ao tipo de solo, às características climáticas, hidrológicas e ao relevo. O desenvolvimento das ravinas e voçorocas descrito na literatura brasileira é geralmente atribuído a mudanças ambientais induzidas pelas atividades humanas. A influência do relevo no desenvolvimento de ravinas e voçorocas é enfatizada por vários estudiosos, que as relacionam especialmente à forma e à declividade das vertentes.
Embrapa. Disponível em: <www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/
arvore/CONTAG01_58_210200792814.html>. Acesso em: mar. 2017. Adaptado.
A melhor forma de evitar as voçorocas, descritas no texto, é:
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
O tio de Clara, que é engenheiro, fez o seguinte desenho numa folha quadriculada para representar a casa em que ela mora com sua família. Ele disse que precisava saber das medidas externas porque vai ajudar o pai da menina a instalar alguns equipamentos de segurança.
Para dimensionar a potência dos sensores de segurança, é necessário saber a área total da casa. Qual o valor dessa área?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Tech Trash
Technology graveyards like this can be found in communities across the country. Experts say that landfills and warehouses will overflow unless a plan for the disposal and reuse of electronics is put into place. “We can’t put electronics and glass aside and tell ourselves we’ll deal with them later,” Lauren Roman, managing director of Transparent Planet told TFK. “Later has been going on for a long time and the piles continue to grow.” Roman’s group works to improve the disposal of electronic waste. She says about 660 million pounds of tech trash is produced each year in the US. […]
By Cameron Keady
Times for Kids, April 19, 2013.
Disponível em: <http://www.timeforkids.com/news/tech-trash/89926>. Acesso em: 19 mar. 2014. (Fragmento)
Chick Smith Trott, London, UK
Disponível em: <http://adsoftheworld.com/media/print/western_riverside_recycling_wheel>. Acesso em: 19 mar. 2014.
Indicate which sentence from the text extract most relates with the previous advertisement.
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. 08/09/2009 - 06h16 CRISE LEVA BRASILEIRO A VIVER NA RUA HÁ NOVE MESES NO JAPÃO da BBC Brasil Um pequeno televisor e um micro-ondas antigo se destacam em meio a um amontoado de roupas, acolchoados e utensílios domésticos. Eles estão cuidadosamente guardados e há meses não são usados. Mas César Kazutoshi Sogabe, de 52 anos, tem esperanças de voltar a utilizá-los um dia, quando finalmente deixar de morar na rua. O brasileiro vive num abrigo improvisado debaixo da marquise de um conjunto habitacional na cidade de Nagoya, na província de Aichi. Ele vive lá há pouco mais de duas semanas, mas já está sem teto desde novembro do ano passado, quando perdeu o emprego numa empresa de reciclagem de lixo. O brasileiro foi obrigado a deixar o apartamento que dividia com um colega. Sem dinheiro, ele foi morar no estacionamento de um supermercado, dentro de um pequeno carro emprestado de um amigo. No final de julho, esse amigo, também desempregado, teve de se desfazer do veículo e Sogabe procurou abrigo no conjunto habitacional. Lá também vivem dois sem-teto japoneses. O imigrante, que deixou a capital paulista em 1992 para ir ao Japão, passa os dias à procura de emprego. (...) Para comer, o brasileiro conta com a boa vontade das pessoas, que lhe dão alimentos. "E lavo roupa e tomo banho todo dia no banheiro da praça", conta ele, que faz alguns bicos lavando carros para conseguir alguns trocados. (...) Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u620678.shtml> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
Cite outros dois problemas que precisam ser enfrentados por pessoas que vivem na rua como César Sogabe.
- Geografia | 3.5 Vegetação
O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o paubrasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma