Uma prensa hidráulica, sendo utilizada como elevador de um carro de peso P, encontra-se em equilíbrio, conforme a figura.
As secções retas dos pistões são indicadas por S1 e S2, tendo-se S2=4S1.
A força exercida sobre o fluido é F1 e a força exercida pelo fluido é F2.A situação descrita obedece:
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(FUVEST 2005 1ª FASE )
O mostrador de uma balança, quando um objeto é colocado sobre ela, indica 100 N, como esquematizado em A. Se tal balança estiver desnivelada, como se observa em B, seu mostrador deveráindicar, para esse mesmo objeto, o valor de
- Biologia | Não Possui Tópico Definido
Para que uma célula possa produzir suas proteínas, ela precisa de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas maneiras: ingeridos em alimentos ricos em proteínas ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Alguns organismos, particularmente os seres autotróficos, são capazes de sintetizar todos os 20 tipos de aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas; consequentemente, eles não precisam ingerir proteínas para sobreviver. Outros organismos, entre os quais nossa espécie, não conseguem sintetizar alguns dos aminoácidos e, por isso, precisam recebê-los prontos na alimentação. Os aminoácidos que um organismo não consegue sintetizar são chamados aminoácidos essenciais.
(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia, 2004. Adaptado.)
O organismo humano não sintetiza alguns aminoácidos, chamados essenciais, porque suas células
- Biologia | 12. Ecologia
Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período.
Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: 0 Leia o fragmento do relato de viagem. Viajando sem dinheiro e de carona ao fim do mundo o fim do mundo — Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, localizada na Argentina — sem nenhum centavo no bolso [...] [...] o Brian, meu amigo, alugou o apartamento dele para dois caras de Passo Fundo, uma pequena cidade no Rio Grande do Sul, e pra nossa sorte (e pressa!), os caras estavam voltando naquela mesma semana de carro e poderiam ser nossa primeira carona. Ainda não tínhamos nada pronto, mas não dava pra perder a oportunidade: seriam quase 600 km de viagem que teríamos que fazer entre muitos caminhões e dificuldades na estrada. Foi um corre-corre: — Prima, me empresta teu colete? — Alguém no Facebook tem roupas de neve pra emprestar? — Brian, fuce no armário da tua irmã pra ver se acha uns agasalhos! — Precisamos comprar meias! — Precisamos de uma barraca! — Mãe, consegue enviar pra Curitiba aquele meu tênis de trekking que tá por aí? — Precisamos imprimir os cartões! — Méldéls, já é amanhã, precisamos ir!!! E fomos. Conseguimos quase tudo emprestado, só faltou barraca e isolante térmico [...] GOMES, Patricia Schussel. Viajando de carona e sem dinheiro ao fim do mundo.
Disponível em: <www.dicasdeviagem.com/viajando-de-carona-sem-dinheiro-fim-do-mundo/>.
Acesso em: 13 fev. 2018. Adaptado
Enunciado:
Na intenção de deixar seu relato de viagem mais interessante, a autora utiliza uma técnica narrativa que é a de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Sonu, o menino indiano
Namasté!! Meu nome é Sonu. Eu moro na Índia, um país que fica na Ásia. Minha cidade se chama Nova Déhi. Ela é a capital da Índia. Quem nasce na Índia é indiano.
A bandeira da Índia tem três listras horizontais de cores laranja, branca e verde. No meio da listra branca existe uma mandala que simboliza a determinação do povo.
O Taj Mahal é o monumento mais famoso da Índia. Ele é feito todo de mármore branco e pedras preciosas.
A maioria dos indianos é da religião Hinduísta, por isso são chamados de hindus. Eu e minha família somos hindus. Na Índia a religião é muito importante na vida das pessoas.
O meu dia é como o de muitas crianças de outros países. Eu vou a escola, estudo, brinco com os meus amigos e fico com a minha família.
Todas as manhas eu vou pra escola e encontro os meus amigos. Eu almoço na escola e só volto no fim da tarde. Por isso adoro a hora de brincar com meus amigos.
A maioria dos indianos é vegetariana ou não como carne de vaca. Eu gosto de comer arroz, peixe e lassi que é um iogurte. Depois tem os doces do mercado feitos de coco e castanha... hummm são muito bons.
O triciclo é um dos meios de transporte da índia. Muitas pessoas andam de triciclo levando suas coisas. Mas o trânsito está cheio de ônibus e carros também.
Alguns animais são muito importantes para a cultura da Índia. Eles geralmente estão ligados aos deuses hindus e são sagrados. O elefante ligado ao Deus Ganesha, Hanuman é o Deus macaco que os indianos acreditam que ele tem muita energia e sabedoria, a vaca é um animal sagrado porque elas dão o leite que é utilizado para fazer muitos alimentos.
Os encantadores de serpentes da Índia são famosos no mundo todo. Eles têm um segredo para fazer a cobra sair do cesto. Você consegue adivinhar qual é? Para atrair a cobra que está no cesto, o encantador usa uma flauta que tem dentro dela um pouco de urina de rato. Quando ele abre o cesto e sopra a flauta, a cobra sente o cheiro do rato e levanta do cesto.
a) O texto conta o modo de viver de Sonu, um menino que mora na Índia. Existe alguma semelhança entre a vida de Sonu e a sua? Explique.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Cite um aspecto que é bem diferente entre você e Sonu.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Escreva um aspecto cultural da Índia que você achou interessante.