. Leia o texto a seguir:
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 228, p. 22)
Observem um dos períodos do texto da Galileu:
“ Além disso, as calorias da sacarose (um grama contém 4 kcal) são necessárias à sobrevivência das formiguinhas.”
Os fragmentos destacados são:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o cartaz a seguir.
A) Identifique o tipo de alimento a que o cartaz se refere.
B) Relacione a forma de cultivo desse tipo de alimento com a preservação do meio ambiente.
- Filosofia | 6. Temática
É importante não confundir moralidade — certo e errado — com lei. É claro que a moralidade e a lei muitas vezes coincidem. Por exemplo, roubar e matar é moralmente errado. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.
LAW, S. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Quando há discordância entre moralidade e legalidade na sociedade, ocorre a existência de
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o texto.
Em um mundo em que a linhagem proporcionava uma base ao indivíduo, os escravos em geral não possuíam sobrenomes e, efetivamente, nem família reconhecida; em uma sociedade em que a honra refletia o status, pressupunha-se que a escravidão despojava o indivíduo de qualquer honra.
SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial (1550-1835). São Paulo: Companhia das Letras. 1988. p. 214.
Sobre o texto e a situação do trabalho escravo no Brasil colonial e imperial, assinale a alternativa correta.
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Analise os gráficos a seguir e assinale a única afirmativa que descreve CORRETAMENTE a situação demográfica da América Latina.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A questão corresponde ao seguinte texto:
The hold-up
The gunman, is useless.
I know it.
He knows it.
The whole bank knows it.
[5] Even my best mate Marvin knows it and he’s more useless than the gunman.
The worst part about the whole thing is that Marv’s car is standing outside in a fifteen-minute parking zone. We’re all face-down
on the floor and the car’s only got a few minutes left on it.
‘I wish this bloke’d hurry up,’ I mention.
‘I know,’ Marv whispers back. ‘This is outrageous.’ His voice rises from the depths of the floor. ‘I’ll be getting a fine because of
[10] this useless bastard. I can’t afford another fine, Ed.’
‘The car’s not even worth it.’
‘What?’
Marv looks over at me now. I can sense he’s getting uptight.
Offended. If there’s one thing Marv doesn’t tolerate, it’s someone putting shit on his car. He repeats the question.
[15] ‘What did you say, Ed?’
‘I said,’ I whisper, ‘it isn’t even worth the fine, Marv.’
‘Look,’ he says, ‘I’ll take a lot of things, Ed, but…’
I tune out of what he’s saying, because quite frankly, once Marv gets going about his car, it’s downright pain in the arse material.
He goes on and on, like a kid, and he’s just turned twenty, for Jesus sake.
[20] He goes on for another minute or so, until I have to cut him off.
‘Marv,’ I point out, ‘the car’s an embarrassment, okay? It doesn’t even have a handbrake – it’s sitting out there with two bricks
behind the back wheels.’ I’m trying to keep my voice as quiet as possible. ‘Half the time you don’t even bother locking it. You’re
probably hoping someone’ll flog it so you can collect the insurance.’
‘It isn’t insured.’ (…)
[25] That’s when the gunman turns around and shouts, ‘Who’s talkin’ back there?!’
Marv doesn’t care. He’s worked up about the car. (…)
Zusak, M. The Messenger,
Austrália: Ed. Picador, 2002 p. 3-4
Da leitura do texto, é possível inferir que Marvin e Ed