. Leia o texto a seguir:
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 228, p. 22)
Observem um dos períodos do texto da Galileu:
“ Além disso, as calorias da sacarose (um grama contém 4 kcal) são necessárias à sobrevivência das formiguinhas.”
Os fragmentos destacados são:
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Carta Magna, em seu art. 6º, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.
PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).
O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(UFG) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, tem-se a representação da prestação de serviços domésticos na sociedade carioca do século XIX. Nesse sentido, a relação entre o enredo e o espaço do trabalho doméstico de tal período se expressa pelo fato de que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS)
Um motor com rendimento de 70% puxa um bloco de 50,0 kg, que desliza com velocidade constante de 5,0 m/s sobre o plano inclinado representado na figura. Desprezando-se a resistência do ar, admitindo-se as polias e o fio como sendo ideais, o módulo da aceleração da gravidade, g = 10,0 m/s², o coeficiente de atrito dinâmico, µd= 0,3, e sabendo-se que cos θ = 0,8 e sen θ = 0,6, a potência do motor, em kW, é igual a
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao complexo golgiense.
( ) É local de síntese de lipídios e esteroides.
( ) Empacota proteínas provenientes do retículo endoplasmático e as distribui para seus destinos.
( ) Dá origem ao acrossomo nos espermatozoides.
( ) Está ausente em células de plantas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: