Analise o infográfico a seguir.
<Disponível em: <http// www,veja.com.br/infográficos>. Acesso em: 21 nov. 2012.
Elabore um parágrafo sobre o Twiter, sua função comunicativa, alcance, público-alvo e tipo de usuários usando informações do infográfico para compor seu texto. Utilize elementos coesivos para deixar seu texto claro e bem estruturado.
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UERN) Entre os principais compostos da função dos ácidos carboxílicos utilizados no cotidiano temos o ácido metanoico, mais conhecido como ácido fórmico, e o ácido etanoico ou ácido acético. O ácido fórmico é assim chamado porque foi obtido pela primeira vez através da destilação de formigas vermelhas. Esse ácido é o principal responsável pela dor intensa e coceira sentida na picada desse inseto. O ácido acético é o principal constituinte do vinagre, que é usado em temperos na cozinha, em limpezas e na preparação de perfumes, corantes, seda artificial e acetona.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/os-acidos-carboxilicos.htm.)
Acerca desses dois compostos, é correto afirmar que
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A delegação tricolor desembarcou na Colômbia pela manhã. Com o acúmulo da viagem de 6h em voo fretado para Bogotá logo após a partida contra o Volta Redonda, no último sábado, os jogadores fizeram apenas um treino leve no El Campincito, campo anexo ao estádio onde ocorrerá a partida, com foco mais na aclimatação à altitude de 2.552 m acima do nível do mar do município colombiano.
Disponível em: https://ge.globo.com. Acesso em: 10 mar. 2022.
O processo destacado no texto provoca, a longo prazo, o aumento da produção de uma importante célula humana denominada
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Uma transformação química que acontece durante o cozimento de verduras e vegetais, quando o meio está ácido, é conhecida como feofitinização, na qual a molécula de clorofila (cor verde) se transforma em feofitina (cor amarela). Foi realizado um experimento para demonstrar essa reação e a consequente mudança de cor, no qual os reagentes indicados no quadro foram aquecidos por 20 minutos.
OLIVEIRA, M. F; PEREIRA-MAIA, E. C. Alterações de cor dos vegetais por cozimento: experimento de química inorgânica biológica. Química Nova na Escola, n. 25, maio, 2007 (adaptado).
Finalizado o experimento, a cor da couve, nos béqueres 1, 2 e 3, respectivamente, será
- História
O longo mandato do presidente João Batista Figueiredo (1979-85) foi marcado pelas dificuldades econômicas e pelo esgotamento do regime instaurado em 1964. Porém a abertura política não cessou de avançar, apesar de enfrentar manifestações pontuais de segmentos radicais hostis.
São episódios marcantes desse contexto no Brasil, EXCETO a(o)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?