xto base: Observe a capa de um livro infantil. Disponível em: <http://www.encantamentosliterarios.blogspot.com>. Acesso em: 1º out. 2013.
Enunciado:
Essa história infantil coloca o lobo na posição de vítima dos três porquinhos, que são descritos como os vilões no enredo. O autor propôs uma intertextualidade divertida usando como recurso
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- Física | 3.2 Dilatação
(UDESC) Uma placa de alumínio com um furo circular no centro foi utilizada para testes de dilatação térmica. Em um dos testes realizados, inseriu-se no furo da placa um cilindro maciço de aço. À temperatura ambiente, o cilindro ficou preso à placa, ajustando-se perfeitamente ao furo, conforme ilustra a figura abaixo.
O valor do coeficiente de dilatação do alumínio é, aproximadamente, duas vezes o valor do coeficiente de dilatação térmica do aço. Aquecendo-se o conjunto a 200°C, é correto afirmar que:
- Biologia
(UNIFESP) Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grande reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Dois holofotes iguais, situados em H1 e H2, respectivamente, iluminam regiões circulares, ambas de raio R. Essas regiões se sobrepõem e determinam uma região S de maior intensidade luminosa, conforme figura.
Área do setor circular: ,α em radianos.
A área da região S, em unidades de área, é igual a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil se tornou um país politicamente independente de Portugal em 7 de setembro de 1822. E economicamente também? Explique.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
O usufruto de jogos eletrônicos, vinculado à psicopatologia, pode ser considerado um comportamento desadaptativo quando são apresentados sinais de excesso na utilização de tais tecnologias. Isso ocorre quando o comportamento afeta o sujeito de forma que ele se encontre incapaz de controlar a frequência e o tempo diante de um comportamento que anteriormente era considerado inofensivo.
LEMOS, I. L.; SANTANA, S. M. Rev. Psiq. Clín., n. 1, 2012.
TEXTO II
A maior parte da literatura científica relacionada aos exergames e educação se concentra no potencial do jogo para melhorar a saúde física dos alunos, envolvê-los em atividades sociais e melhorar seu desempenho acadêmico. Resultados de pesquisas recentes também têm mostrado que tais jogos podem contribuir para o treinamento de práticas esportivas e outras atividades envolvendo movimento, ou para o desenvolvimento de habilidades motoras.
FINCO, M. D.; REATEGUI, E. B.; ZARO, M. A. Movimento, n. 3, jul.-set. 2015.
Apesar de interpretarem de forma distinta os jogos eletrônicos, ambos os textos abordam o(a)