O hexágono seguinte foi construído em uma malha quadrada de lado 1 m. Sabendo-se que o segmento AB é representado por 2x + 3y, o polinômio reduzido correspondente à área do hexágono é:
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- Física | 3.6 Termodinâmica
É inegável o progresso atingido com a criação de motores de combustão interna, como os que movem os nossos carros atuais, podendo ser representado esquematicamente pela figura a seguir.
Em um motor de carro convencional a primeira transformação de energia em trabalho ocorre dentro do cilindro que aloja o pistão. De modo simplificado, pode-se entender esse sistema como um cilindro fechado contendo um êmbolo móvel, que é o pistão. Em um dado instante a mistura ar e combustível sofre combustão forçando os gases resultantes dessa queima a sofrerem expansão, movimentando o pistão ao longo do eixo do cilindro. Durante o funcionamento de um motor, a energia térmica contida nos gases imediatamente após a combustão é
- Química | 2.6 Eletroquímica
É comum, nas grandes comemorações, como aniversários e passagens de um ano para outro (Réveillon) usar fogos de artifício, cuja reação química é a seguinte:
3KCℓO4 + 8Aℓ → 3KCℓ + 4Aℓ2O3 + energia luminosa Nessa reação, o
- Física | A. Escalar
(PUC-RJ) Um carro percorre 20 km com velocidade de 60km/h. Para em um posto por 10 minutos e segue viagem por mais meia hora, a uma velocidade de 50km/h.
Qual a sua velocidade escalar média no percurso total, em km/h?
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 1o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
2Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 3coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque 4não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto:
I. “o número a que chegasse” (ref. 1) = o número a que alcançasse.
II. “Lembro o orgulho” (ref. 2) = Recordo-me do orgulho.
III. “coisas que deixamos de fazer” (ref. 3) = coisas que nos descartamos.
IV. “não há mais bondes” (ref. 4) = não existe mais bondes.
A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto em
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) A bandeira traz um símbolo da forma de governo adotada no Brasil após a independência. Que símbolo é esse?
b) Qual foi a forma de governo adotada no Brasil?