O triângulo ABC da figura seguinte é isósceles de base AB. O ângulo ABC mede 44º, ÂD é bissetriz do ângulo  e CH é altura relativa à base. Com base nessas informações, determine a medida do ângulo AÊC.
Questões relacionadas
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê-la; é, de alguma forma, apropriar-se dela; é enriquecer a própria cultura. As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua.
Sob essa abordagem, deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIT) Fibras ópticas são dispositivos em que a luz se propaga sem sair do seu interior e é de grande utilidade em diagnóstico médico, tipo a endoscopia. Com base nos conhecimentos sobre a Óptica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O foco de um espelho côncavo é virtual e o foco de um espelho convexo é real.
( ) Todo raio que incide passando pelo foco-objeto de uma lente emerge na direção do seu centro de curvatura.
( ) A refração implica mudança na velocidade de propagação de uma onda luminosa.
( ) No olho humano normal, o cristalino é uma lente convergente que produz uma imagem real, reduzida e invertida formada exatamente sobre a retina.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UFRGS) Uma quantidade de calor Q= 56.100 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a -10°C
Sendo,
- o calor específico do gelo Cg = 2,1 J/g°C
- o calor específico da água Ca = 4,2 J/g°C
- o calor latente de fusão CL= 330 J/g
a temperatura final da água em °C é, aproximadamente,
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Três empresas de táxi W, K e L estão fazendo promoções: a empresa W cobra R$ 2,40 a cada quilômetro rodado e com um custo inicial de R$ 3,00; a empresa K cobra R$ 2,25 a cada quilômetro rodado e uma taxa inicial de R$ 3,80 e, por fim, a empresa L, que cobra R$ 2,50 a cada quilômetro rodado e com taxa inicial de R$ 2,80. Um executivo está saindo de casa e vai de táxi para uma reunião que é a 5 km do ponto de táxi, e sua esposa sairá do hotel e irá para o aeroporto, que fica a 15 km do ponto de táxi.
Assim, os táxis que o executivo e sua esposa deverão pegar, respectivamente, para terem a maior economia são das empresas:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede deducir del texto que los medios de comunicación siempre reflejan los grandes problemas del mundo actual.