Analise o texto a seguir. Disponível em: < http://www.falhanossa.com/ErroPropag_Placa30Gra.jpg>. Acesso em: 08 nov. 2014.
Tendo em vista o suporte do texto – placa de caminhão – explique se os desvios ortográficos cometidos pelo interlocutor dificultam, ou não, a correta compreensão da mensagem pelo leitor.
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
(UPE) Um computador monitora um experimento de expansão isobárica de 25 g de um gás ideal. Seu software, não configurado corretamente, reproduz, na tela do computador, o gráfico a seguir.
Utilizando conhecimentos básicos acerca do comportamento de gases ideais, é CORRETO afirmar que
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.
Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a charge para responder à questão.
Enunciado:
Observe como cada etapa da charge é numerada pelo cartunista. Considerando que a charge foi feita em dezembro de 1988, e que cada etapa representa um evento na redemocratização brasileira, é possível identificar o número 2 como:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(MACKENZIE) O esquema abaixo resume de forma sucinta as etapas clara e escura da fotossíntese no interior de um cloroplasto.
Em relação ao processo esquematizado, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
A civilização 2“pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o 3“mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.
Em páginas secas premonitórias, E. Mandel* apontara tais riscos. O 4“livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi 5“livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o 6“resto do mundo”.
Florestan Fernandes, Folha de S. Paulo, 27/12/1993.
(FUVEST 2014 1° FASE) O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela
I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;
II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;
III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.
Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:
A. “pós-moderna” (ref. 2);
B. “mau uso” (ref. 3);
C. “livre jogo do mercado” (ref. 4);
D. “livre” (ref. 5);
E. “resto do mundo” (ref. 6).
As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em