. Texto base: Helena, em sua aula de desenho técnico, desenhou esquema, a seguir, a partir da logomarca de uma montadora de automóveis.
Ao unir os vértices do triângulo ABC, Helena notou que ele é equilátero e que os segmentos AF, BF, e CF são bissetrizes desse triângulo.
Enunciado:
Determine a medida dos ângulos do triângulo BFC.
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- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Considerando el texto presentado, juzgue los ítems siguientes
El pez muere por la boca: los riesgos del fast food.
Este dicho popular afirma lo que los nutricionistas
advierten: el hombre puede morir por la boca.
Efectivamente, los maleficios de una alimentación pobre
en nutrientes y vitaminas son conocidos por todos. Los
[5] nutricionistas dicen que debemos comer colorido, pues
cada color contiene un nutriente diferente.
Se le llama fast food, a comidas de preparo rápido:
hamburguesas, emparedados, pizzas y papas fritas, entre
otras. Las empresas especializadas en estos productos se
[10] caracterizan por la agilidad en la producción y en la
estandarización que es ofrecida. Consumir este tipo de
comida es práctico, pero puede causar daños a la salud.
Entre outros riesgos, el más conocido es la obesidad que
surge como consecuencia del gran número de calorías y
[15] gorduras saturadas que se encuentran en estos productos.
Además de la obesidad están las enfermedades asociadas al
peso como la diabetes y los problemas cardiovasculares.
Este tipo de alimentos también se caracteriza por la falta de
nutrientes, como la falta de vitaminas del complejo B.
[20] Estudios realizados en España demostraron que esa falta de
nutrientes aumenta los riesgos de desarrollar la depresión,enfermedad
que presenta un 51% más de probabilidad de
ser adquirida cuando o consumo de este tipo de comida es
constante.
[25] Curiosidad: frente a la cantidad de resultados
científicos que prueban que este tipo de comida no es
saludable hoy en día hay compañías especializadas que
prefieren hacer comidas rápidas y estandarizadas, con
menos gorduras y con una mayor cantidad de nutrientes.
Internet: www.brasilescola.uol.com.br (con adaptaciones).
Actualmente es posible encontrar comidas rápidas y saludables al mismo tiempo
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A viagem
Que coisas devo levar
nesta viagem em que partes?
As cartas de navegação só servem
a quem fica.
Com que mapas desvendar
um continente
que falta?
Estrangeira do teu corpo
tão comum
quantas línguas aprender
para calar-me?
Também quem fica
procura
um oriente.
Também
a quem fica
cabe uma paisagem nova
e a travessia insone do desconhecido
e a alegria difícil da descoberta.
O que levas do que fica,
o que, do que levas, retiro?
MARQUES, A. M. In: SANT’ANNA, A (Org.). Rua Aribau. Porto Alegre: Tag, 2018.
A viagem e a ausência remetem a um repertório poético tradicional. No poema, a voz lírica dialoga com essa tradição, repercutindo a revelação de rumos projetada pela vivência da solidão. Nesse poema, a sequência de interrogações
- Literatura
(UEL) Leia o texto a seguir e responda à questão.
Lira 83
Que diversas que são, Marília, as horas,
que passo na masmorra imunda e feia,
dessas horas felizes, já passadas
na tua pátria aldeia!
Então eu me ajuntava com Glauceste;
e à sombra de alto cedro na campina
eu versos te compunha, e ele os compunha
à sua cara Eulina.
Cada qual o seu canto aos astros leva;
de exceder um ao outro qualquer trata;
o eco agora diz: Marília terna;
e logo: Eulina ingrata.
Deixam os mesmos sátiros as grutas:
um para nós ligeiro move os passos,
ouve-nos de mais perto, e faz a flauta
cos pés em mil pedaços.
— Dirceu — clama um pastor — ah! bem merece
da cândida Marília a formosura.
E aonde — clama o outro — quer Eulina
achar maior ventura?
Nenhum pastor cuidava do rebanho,
enquanto em nós durava esta porfia;
e ela, ó minha amada, só findava
depois de acabar-se o dia.
À noite te escrevia na cabana
os versos, que de tarde havia feito;
mal tos dava e os lia, os guardavas
no casto e branco peito.
Beijando os dedos dessa mão formosa,
banhados com as lágrimas do gosto,
jurava não cantar mais outras graças
que as graças do teu rosto.
Ainda não quebrei o juramento;
eu agora, Marília, não as canto;
mas inda vale mais que os doces versos
a voz do triste pranto.
(GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1997. p. 126-127.)
Com base no poema de Tomás Antônio Gonzaga, considere as afirmativas a seguir:
I. Na primeira estrofe do poema, o eu-lírico coloca lado a lado sua situação de prisioneiro político no presente da elaboração do poema e sua situação de estrangeiro no passado vivido em ambiente urbano.
II. Na quinta estrofe do poema, há o registro da “porfia”, ou seja, da disputa obstinada efetivada por meio de palavras, de dois pastores: Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga) e Glauceste (Cláudio Manuel da Costa).
III. Nas estrofes de números 7 e 8, depara-se o leitor com ambiente distinto daquele compartilhado com Glauceste, pois agora o ambiente é fechado e restrito ao convívio com a mulher amada.
IV. Na última estrofe do poema, o eu-lírico afirma continuar cantando as graças de outros rostos, embora só consiga sentir o ambiente fétido e repugnante da prisão.
Assinale a alternativa correta.
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(UFU) O discurso sobre a formação da identidade nacional brasileira tem como uma de suas vertentes o estudo das consequências do encontro de três matrizes étnicas: o negro, o europeu (branco) e o indígena. Em meio a este debate, e contrariando as teorias raciais, elaborou-se uma tese conhecida como “democracia racial”, caracterizada por