Analise o texto a seguir. Disponível em: <http://www.falhanossa.com/ErroPropag_Placa30Gra.jpg>. Acesso em: 08 nov. 2014. Tendo em vista a ortografia utilizada na frase da placa do caminhão e a linguagem oral, levante hipóteses sobre as possíveis causas dos enganos ocorridos em relação à variedade padrão escrita.
Escreva um parágrafo apontando essas hipóteses.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) A expansão urbana altera a configuração de muitos espaços, a ponto de prejudicar atividades neles desenvolvidas, seja pela especulação imobiliária, ou pelo projeto urbanístico da administração pública. Essa pressão é sentida em algumas escolas, principalmente para a prática de esportes, que demanda uma área ampla e diferenciada. O problema leva gestores e docentes a procurarem alternativas para se adaptar a essa realidade urbana. Para o urbanista Fernando Pinho, “se a cidade é de todos e para todos, por que não se apropriar dela? A escola deve ser mais porosa à cidade, à vida do lado de fora [...]. Temos que trazer a cidade para a sala de aula e tornar a cidade uma sala de aula”.
PERET, E. A cidade como sala de aula. Retratos:a revista do IBGE, n. 4, 2017 (adaptado).
As mudanças urbanísticas têm impactado o espaço escolar. Nesse contexto, a prática de esporte
- Química
O Pré-Sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados de Santa Catarina e do Espírito Santo, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nessa área está a profundidades que superam os 7.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal que conserva sua qualidade. A meta da Petrobrás é alcançar, em 2017, uma produção diária superior a um milhão de barris de óleo nas áreas em que opera.
Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/117228_PRE+SAL+UM+BILHETE+PREMIADO>. Acesso em: 2 mar. 15. (Adaptado.)
Em relação ao petróleo e aos seus derivados, assinale a alternativa correta.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEL) O Brasil prepara-se para construir e lançar um satélite geoestacionário que vai levar banda larga a todos os municípios do país. Além de comunicações estratégicas para as Forças Armadas, o satélite possibilitará o acesso à banda larga mais barata a todos os municípios brasileiros. O ministro da Ciência e Tecnologia está convidando a Índia – que tem experiência neste campo, já tendo lançado 70 satélites – a entrar na disputa internacional pelo projeto, que trará ganhos para o consumidor nas áreas de Internet e telefonia 3G.
(Adaptado de: BERLINCK, D. Brasil vai construir satélite para levar banda larga para todo país. O Globo, Economia, mar. 2012.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/brasil-vai-construir-satelite-para-levar-banda-larga-para-todo-pais-4439167. Acesso em: 16 abr. 2012.)
Suponha que as ondas geradas pelo satélite geoestacionário possuam uma frequência constante de 1,0 x 108 Hz e demorem 1,1 x 10-1s para percorrer a distância de 3,3.107 m entre o emissor e uma antena receptora. Com relação às ondas emitidas, considere as afirmativas a seguir.
I. Sua velocidade é de 3,0 x 108 m/s.
II. Sua velocidade é diretamente proporcional ao seu comprimento de onda.
III. Sua velocidade é inversamente proporcional à sua frequência.
IV. Seu comprimento de onda é de 3,0 x 10-3 m.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Unit)
ibogaína, um sólido de cor amarela, é o princípio ativo da raiz da Tabernanthe iboga, de origem africana das regiões do Congo e do Gabão capaz de anular a ação de uma série de compostos orgânicos nitrogenados de intensa bioatividade no cérebro, como a cocaína e outros intorpecentes. Extratos da planta são usados em rituais, em cultos religiosos de pigmeus e de alguns povos bantos, em sessões terapêuticas, no tratamento da drogadição. Dentre as hipóteses mais aceitas para explicar os efeitos da substância química no cérebro está a de aumento das sinapses entre neurônios e reorganização de neurotransmissores, como a dopamina. A estimulação excessiva, na drogadição resulta em dessemsibilização de receptores, o que gera necessidade crescente de dopamina, para manter ou intensificar a sensação de prazer, configurando assim a dependência química. Os estudos do uso de ibogaína na terapia tem como base relatos da International Coalition of Addict Sel-Help, ICASH, nos Estados Unidos, de pesquisas realizadas com voluntários desde os anos 80. Mas recentemente, os trabalhos da Universidade Federal de São Paulo, com o fármaco, sob forma de cloreto de ibogaína, mostraram que 61% do grupo de voluntários de dependentes químicos e usuários deixaram a droga, mas o resultado ainda não é conclusiva, são precisos muitos anos de pesquisa.
A análise das informações do texto relacionada aos saberes científicos das Ciências da Natureza e com base na reação química entre um mol de ácido clorídrico, HCl(aq), com um mol de ibogaína, é correto concluir:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
I. 24195Am + 42α → x + 210n II. 20982Bi + 5826Fe → 266109Mt + y
Os elementos químicos que possuem números atômicos maiores que o do urânio, 92U, são chamados de transurânicos. Esses elementos não existem na natureza, mas foram obtidos por meio de reações nucleares realizadas nos aceleradores de partículas eletricamente carregadas alfa,
Essas informações relacionadas à síntese de elementos químicos transurânicos permitem afirmar: