Texto base: Observe a propaganda abaixo para responder a questão.
Enunciado:
Qual a finalidade do anunciante ao relacionar a personagem Mulher-maravilha com o legume?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental
No futebol, o bom treinamento do goleiro é fundamental para que o time obtenha bons resultados. Esse treinamento consiste não somente no condicionamento físico, mas também na aprendizagem de técnicas, como ficar posicionado sobre a bissetriz imaginária do ângulo formado entre a bola e as traves, como mostra a imagem.
Sabendo que uma das medidas indicadas no ângulo é de 17°30’, qual a medida do ângulo x + 17° 30’?
- Arte - Fundamental | 03.1. Brincadeiras populares
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( Youtube)
- Fitas de cetim
- Poste
- Tesoura
- Cd (música escolhida pelo professor)
- Aparelho de som
- Filmadora
PROCEDIMENTOS
- No início da aula o professor poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre a
origem e a história da dança do pau-de-fita, bem como sobre seu enraizamento cultural em
diversas regiões do Brasil.
Sugestões de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita
http://www.floripacultura.com/2009/09/o-trancar-do-pau-de-fita-conta- historia.html
- O professor poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa
dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.
- Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU
- Para dar início às atividades o professor poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio
das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do
professor irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o professor fará
a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.:
poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um
círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.
- Dando sequência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do poste
iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.
1º passo(troca de duplas): em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança
na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá
rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por
debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de
origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levantarem suas fitas para que as
meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar
abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
- Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar
a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que
foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá
finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças. Os
movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo
da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com
embalos musicais da dança do pau-de-fita.
Sugestão de musica:
- “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=4yu1yEEOYIE
- Para finalizar, o professor poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas
da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser
filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior sobre a
performance do grupo diante do coletivo da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htm
- Biologia | 09. Botânica
O estômato é uma estrutura epidérmica que controla a entrada e a saída de gases da planta. Assinale a alternativa que apresenta a relação dos fatores ambientais que afetam a fisiologia do funcionamento dos estômatos.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT) Albert Claude, biólogo belga, foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1974, pela descoberta de estruturas e funções celulares, dentre elas, a função da respiração celular da mitocôndria.
(NOBEL, 2014)
Analise as afirmativas sobre respiração celular, identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A respiração consiste em oxidações sucessivas por meio da retirada de átomos de carbono e também da molécula de gás carbônico.
( ) Em anaerobiose, a geração de ATP será exclusivamente produzida durante o ciclo de Krebs, já que a cadeia respiratória e, consequentemente, a glicólise, estarão inativos.
( ) Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto sobre D. Maria. A seguir, responda à questão.
Ela faz 111 anos em dezembro. Lúcida, mora na zona rural de Salinas, Norte de Minas. Assume as tarefas de casa e não abre mão da comida preparada com gordura de porco.
AS 11 DÉCADAS DE MARIA
Salinas - Ela acorda às seis horas da manhã, lava as vasilhas, debulha o milho do “café da manhã” das galinhas e faz sabão caseiro. Bengala? Coisa que não conhece. Esse é o inicio da rotina diária de Maria Pereira dos Santos, dona de impressionante saúde aos 110 anos de idade, completados em 20 de dezembro de 2010. Moradora da localidade de Canela Dema, zona rural de Salinas, Norte de Minas, dona Maria é exemplo de amor e de apego à vida marcada por histórias de superação.
O Brasil tem mais de 27 mil vovós, bisavós, tetravós e tataravós com mais de 100 anos. Na semana passada, essa faixa etária perdeu uma de suas mais famosas representantes: a mineira Maria Gomes Valentim, mais conhecida como Vó Quita, que morreu aos 114 anos, em Carangola, na Zona da Mata, 35 dias depois de ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo, título atribuído pelo Guinnes World Records, o livro dos recordes.
O vazio deixado por Vó Quita é preenchido por outros brasileiros com mais de um século de vida, sem deixar que os desafios da longa caminhada apaguem seu sorriso e sua esperança. E dona Maria é um exemplo. Ela enfrentou a pobreza e uma das piores secas da história de Minas. Foi abandonada pelo marido, que a trocou por outra, "sumiu no mundo" e nunca mais apareceu. Um dos seis filhos também desapareceu há mais de 40 anos. Mas nada tira a alegria de viver dessa guerreira, que tem 10 netos e quatro bisnetos.
Com tantos anos, dona Maria mostra uma saúde de ferro. O único problema é a curvatura na coluna – algo comum para a maioria dos idosos –, no caso dela consequência da (má) postura na labuta em casas de farinha durante anos. Ela sempre valoriza a disposição para o trabalho. Gosta de “barrer” a casa, lavar vasilhas e roupas. Também se arrisca em serviços que exigem mais esforço físico. “Na época das águas (das chuvas), ela pega uma enxada para capinar o quintal”, conta Carlito Francisco dos Santos, de 64 anos, um dos filhos. Além disso, Maria Pereira dá prova de que ainda tem boa visão: é capaz de produzir fios de algodão com as mãos, usando o “fuso”, uma prática artesanal antiga.
A mulher de 110 anos atesta sua lucidez. Ela lembra da primeira vez que visitou a cidade de Salinas (conhecida hoje como a capital da cachaça), quando era menina, ainda no início do século 20. “A cidade tinha apenas uma igreja e umas casinhas ao redor”, descreve Maria, que nasceu 20 anos depois da criação do município. Depois, passou a percorrer a pé, todos os anos, os 14 quilômetros que separam Canela Dema e Salinas, para participar da Missão – festa religiosa em devoção a Santo Antônio. “Na cidade, a gente ficava em ranchos.”
Guarda ainda na memória as três romarias que fez ao santuário de Bom Jesus da Lapa (BA). Duas das viagens foram a pé, no trecho de mais de 300 quilômetros dos sertões mineiro e baiano. “A gente andava por mais de 20 dias.” O que pediu ao Senhor Bom Jesus? “Saúde e felicidade.” Foi atendida. De acordo com o filho Carlito, ela foi ao médico pela primeira vez aos 80 anos. Desde então, faz consultas regularmente. “Mas, toda vez que vou ao médico, não dá nada”, diz Maria.
De farmácia, Maria só toma um medicamento, para controlar a pressão. Gosta mesmo é de remédio caseiro. Ela prepara os chás: arruda, para dor de cabeça; moringa, para curar infecção; e erva cidreira, para gripe.
(...)
Maria Pereira dos Santos, ao longo dos seus 110 anos, sempre demonstrou ser feliz, atenciosa. Ela não parece ter vivido as dificuldades que superou. E foram várias. Filha de pequenos agricultores, desde a adolescência teve que trabalhar para ajudar a família a retirar o sustento de pequenas lavouras de milho e feijão. Nunca pôs o pé numa sala de aula. “Naquele tempo, não havia escola na roça. A gente só trabalhava.” Era plantio, capina, colheita e a produção de rapadura e farinha.
(...)
Sistemática, recusa banho de chuveiro. Prefere “banho de bacia”, da mesma forma que fazia quando criança, muitos anos antes da chegada da água encanada e da luz elétrica onde mora, serviços que conheceu na terceira idade. E se recusa a assistir à TV, novidade que conheceu aos 90 anos.
Maria conta que sempre se alimentou bem, usando “gordura de porco”, em vez de óleo vegetal, para “temperar a comida”. “Toda vida, meu ‘di cumê’ foi feito com toicinho.” Ela mora com uma das filhas, Maria do Rosário, de 64. Nunca faltou arroz e feijão no seu prato. “Pela manhã, ela apenas esquenta o ovo e come”, explica Carlito.
Mas, qual é o verdadeiro segredo para uma pessoa chegar aos 110 anos de vida esbanjando saúde? Maria dá a receita em poucas palavras: “Tudo é Deus que marca”. E não teme a morte: “Sou uma pessoa feliz e quero viver mais. Mas não tenho medo de morrer. Todo mundo vai morrer um dia”.
Fonte: Jornal Estado de Minas – Caderno Gerais – 25/06/2011
A reportagem fala do passado de Maria e conta um pouco sobre a sua infância. Escreva um parágrafo comparando a sua infância com a dela. Indique, pelo menos, 3 diferenças entre vocês.