Acompanhe a linha do tempo abaixo, que descreve como os homens pré-históricos se alimentavam.
A partir da análise da linha do tempo e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNIME) De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente dois bilhões de pessoas são vítimas do fumo passivo no mundo, sendo que dessas, 700 milhões são crianças que sofrem com maior incidência de bronquites, pneumonia e infecções de ouvido, entre outras doenças.
(DE ACORDO..., 2011)
Dessa forma, um fumante passivo pode chegar a consumir o equivalente a 10 cigarros por dia, absorvendo o monóxido de carbono, que tem efeito nocivo imediato no organismo, podendo levar o indivíduo à morte, pois:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2010 1ª FASE) Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:
I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas.
Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que
- Geografia | 6.2 Energia
Dentre os biocombustíveis tradicionais (também chamados de primeira geração), tem-se o etanol, o biodiesel e os óleos vegetais, produzidos a partir de matérias-primas agrícolas como o milho, cana-de-açúcar, beterraba, trigo, batata, canola, soja, girassol, óleo de palma e gorduras animais. A Agência Internacional de Energia (IEA) projeta um crescimento de 150% na produção de biocombustíveis de primeira geração até 2035. Ademais, espera-se que 8% do combustível utilizado virá de biocombustíveis, sendo 4/5 deles provenientes daqueles de primeira geração, e o restante de biocombustíveis de segunda geração. Só essa constatação já faz crer que, caso não ocorram mudanças nos padrões atuais de produção de biocombustíveis tradicionais, poder-se-á ter mais problemas, com impactos desfavoráveis sobre as commodities agrícolas.
PEREIRA, W. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, jul./dez. 2017. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es. Acesso em: 1° mar. 2018.
Com base no texto, apesar das vantagens, a produção de biocombustíveis tem recebido críticas relacionadas à
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNESP) A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo
(Antônio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de São Paulo, 13.12.2008)
De acordo com a análise do autor,
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
A pressão atmosférica na superfície terrestre, que é de dobra a cada dez metros de profundidade de mergulho na água. Sobre os riscos de traumas causados por acidentes subaquáticos, considera-se o seguinte: