A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por sua vez, através do óleo do circuito hidráulico, empurra um segundo pistão. O segundo pistão pressiona uma pastilha de freio contra um disco metálico preso à roda, fazendo com que ela diminua sua velocidade angular.
Considerando o diâmetro d2 do segundo pistão duas vezes maior que o diâmetro d1 do primeiro, qual a razão entre a força aplicada ao pedal de freio pelo pé do motorista e a força aplicada à pastilha de freio?
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
Os choques elétricos são reações do organismo à passagem da corrente elétrica. A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere junto às correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento, podendo provocar queimaduras e levar até a morte.
Esta sinalização alerta para o risco de choque elétrico de alta tensão. Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior.
Não há perigo de uma pessoa levar um “choque elétrico“ se ela tocar, no circuito abaixo, entre os pontos:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uniderp) Os esquemas representam as reações químicas catalisadas pelas enzimas presentes no suco entérico.
Organismos heterotróficos, que não produzem seu próprio alimento, dependem de uma série de compostos orgânicos para obter nutrientes e energia. Os nutrientes orgânicos classificam-se basicamente em carboidratos, amidos, sacarose e lactose, em lipídios, óleos e gorduras e em proteínas, além das vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais e a água. Os carboidratos, as proteínas e os lipídios são macronutrientes, por precisarem ser ingeridos em quantidades maiores e as vitaminas e os minerais são micronutrientes, necessários em quantidade menores, mas indispensáveis.
Alguns nutrientes não podem ser aproveitados na forma de como são ingeridos, pois apresentam moléculas grandes, que não podem ser absorvidas pelas células. O aproveitamento desse tipo de nutrientes necessita de sua quebra, a digestão, que pode ser mecânica, na mastigação ou na enzimática. As células do intestino produzem o suco entérico, constituído por uma mistura de enzimas que atuam no final da digestão.
Considerando as informações relacionadas ao processo do sistema digestivo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A molécula de sacarose apresenta os grupos funcionais da classe dos éteres e ácidos carboxílicos.
( ) O suco eutérico que é produzido pelo próprio duodeno é uma enzima que ocorre a quebra de dissacarídeos em monossacarídeos e a quebra dos peptídeos produzindo aminoácidos.
( ) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem substâncias químicas fortes como ácidos, bases e enzimas.
( ) A alimentação é responsável pela produção de energia. À temperatura constante, a energia obtida é utilizada na forma de trabalho responsável de cada órgão, e a produção das enzimas diminui a energia de ativação, mas não altera a variação de entalpia do sistema.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Rara flor
Existe uma linda flor no alto de uma montanha, que nunca ninguém havia conseguido chegar até lá para apreciar a beleza daquela flor. Houve uma competição de príncipes que queriam presentear as princesas com aquela rara flor. Apenas um príncipe conseguiu retirar a flor da montanha e entregar à princesa, porém a viagem foi muito longa… Quando o príncipe chegou em seu castelo, encontrou a princesa com saudades… A princesa lhe questionou pela flor, o príncipe desesperado mostrou a flor já em estado seco, o que motivou a tristeza daquela princesa…. E assim a flor perdeu sua essência…
ALMEIDA, K. T. de. Disponível em: https://www.revistabula.com. Acesso em: 18 maio 2021.
Pelas características do texto lido, que trata da perda da essência da flor, considera-se que ele se enquadra no gênero
- Arte | 6.1 Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Academicismo e Impressionismo
MUNIZ, V. Retratos de Pelé e Seu Jorge, respectivamente. Composição obtida através de milhares de pedacinhos circulares de revistas.
Vik Muniz é um importante artista contemporâneo brasileiro. Conhecido por fazer experimentos com novas mídias e materiais, em 2010, ele ficou mundialmente conhecido pela produção do documentário “Lixo Extraordinário” com catadores de materiais recicláveis no aterro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. No entanto, ele também produziu retratos de personalidades, mas, ao invés de usar o pincel e tinta, tal como faziam os artistas impressionistas, Vik Muniz utilizou pequenas pastilhas feitas de papel recortado de revistas.
Disponível em: http://periodicos.unb.br. Acesso em: 13 jul. 2021 (adaptado).
Ao observarmos as produções em destaque, podemos dizer que ela se aproxima dos impressionistas, principalmente, por valorizar os efeitos
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-Ia. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise. Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a)