O resto da divisão do polinômio x 4 – x³ + 2x² +2x – 5 por x³ + 2x + 3 é o polinômio R(x). O valor numérico desse polinômio R(x), quando x = 2 é:
Questões relacionadas
- Biologia | D. Excreção
No interior dos rins existem milhares de néfrons que, a partir da filtragem do sangue, têm como função a formação da urina. Um exame de urina específico pode detectar substâncias ilícitas utilizadas por atletas, usuários de drogas e dependentes químicos.
A figura traz o processo de formação da urina no néfron.
A droga A apresenta peso molecular que permite sua passagem pelos capilares sanguíneos, e a droga B é eliminada somente em função de gasto energético. As drogas A e B são encontradas no interior do néfron, respectivamente, a partir:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que ¼ dos municípios brasileiros não possuem nem estão desenvolvendo uma política pública e/ou plano estruturado para gestão dos sistemas de saneamento básico.
SILVEIRA, D. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 23 out. 2018 (adaptado).
Nos locais abordados na reportagem, os serviços de saúde podem registrar maior prevalência de
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Algumas famílias temem a sedução das ruas, do dinheiro fácil, mas perigoso, e do envolvimento com a criminalidade, que tem levado à prisão e à morte milhares de jovens no Brasil, mas que, muitas vezes, lhe aparece como a única via para uma vida melhor, em uma fase em que eles testam a construção da sua autonomia frente aos pais. Observe essa declaração obtida junto a um trabalhador: “(O Trabalho) tira os meninos da rua, ‘tá’ aprendendo alguma coisa a mais e ainda ganha dinheiro”.
CARVALHO, Inalá Maria Moreira de. O trabalho infantil no Brasil contemporâneo. Cad. CRH vol. 21, n. 54. 2008. P. 551-569. (adaptado)
De acordo com o texto, em áreas de vulnerabilidade social, o exercício de um ofício por menos de idade assume um significado simbólico relacionado à
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 3935027
Texto para a questão. Como a internet está matando a democracia “Fomos muito ingênuos”, adverte o pesquisador e jornalista inglês Jamie Bartlett. Para ele, nos primórdios da internet, “havia uma ampla visão de que o simples fato de tornar a informação mais disponível e permitir que todos pudessem criar e compartilhar informação transformaria o nosso ambiente em mais informado, politizado e racional.” Não foi o que aconteceu, e, segundo ele, a radicalização atual nem era tão difícil de prever. Para Bartlett, os grupos radicais chegaram antes à internet por estarem fora dos jornais [...] “Mas o mais importante é que todos nós nos tornamos mais radicais”, explica. “Pulamos de um assunto para outro e somos apresentados a mais e mais conteúdos apelativos e sensacionalistas para manter nosso vício nas redes.” Como resultado, somos expostos a argumentos emocionais radicais e acabamos xingando e vociferando nas redes sociais. [...] Em entrevista à Pública, Bartlett fala sobre a radicalização promovida pelo ambiente online, desinformação, campanhas digitais e outros perigos da rede para a democracia. Mas, mais do que constatar os problemas, o pesquisador propõe soluções para avançarmos junto com a tecnologia. Entre elas, um departamento governamental dedicado a fazer uma auditoria de algoritmos e uma base de dados pública, com registros instantâneos, de toda propaganda eleitoral publicada nas redes. [...] Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019. Adaptado.
Enunciado:
Leia mais um trecho da matéria sobre a entrevista de Bartlett:
Não é simplesmente a desinformação pela desinformação, é que a informação circula em bolhas. Na rede, você encontra dados e estatísticas para embasar qualquer opinião que você tenha. Cada um tem seus próprios fatos. E eles não estão exatamente certos, mas na internet é possível encontrar tanta coisa que existe informação para o que você quiser, tudo que valide sua opinião.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019.
A oração subordinada reduzida destacada no texto “ encontrar tanta coisa” exerce a função de:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
TEXTO I
MEU CARO AMIGO
Meu caro amigo, me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
[...]
HIME, F.; BUARQUE, C. Disponível em: http://www.vagalume.com.br. Acesso em: 05 set. 2021.
TEXTO II
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’ expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
[...]
GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu. Disponível em: http://stat.correioweb.com.br. Acesso em: 05 set 2021.
Os textos I e II constituem fragmentos de letra de música e de poema, respectivamente. O emprego do vocativo, recurso sintático em ambos os fragmentos, possibilita o estabelecimento da interlocução, pela