Texto base: Leia o texto relacionado a um aspecto humano da Europa: A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburg. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha. Folha de S.Paulo, 3 jul. 2010. Adaptado.
Enunciado:
Com relação à essa participação de jogadores estrangeiros pode-se concluir que ela
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Uso dos porquês, adjetivos, substantivos e advérbios
No texto que você acabou de ler aparecem os quatro usos dos porquês.
Explique o uso dos porquês utilizados nos textos por meio de associação entre as frases e as explicações que se seguem. Utilize o número que está diante das explicações para fazer a associação. Escreva-o diante da frase correspondente.
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Na natureza pode-se identificar diversas formas geométricas. Imagine o polígono regular que se aproxima da figura da figura obtida ligando as pontas das folhas desta flor por linhas retas.
Disponível em: <http://es.treknature.com/gallery/photo54046.htm>. Acesso: 04 jan. 2014.
Calcule a medida de um dos ângulos centrais desse polígono.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Dona Alice caprichou no almoço para os seus filhos, como pode ser visto na foto tirada por um deles antes de iniciar a sua refeição.
Disponível em: <http://goo.gl/gFiEI>. Acesso em: 14 março 2013.
A) Explique por que essa refeição é considerada saudável.
B) Explique por que esse tipo de dieta saudável é desvalorizado por grande parte dos adolescentes.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Bloquinhos de papel na medida aproximada de 10 X 6 cm
- Canetinhas coloridas e lápis de cor
- Lápis para desenho 2B e HB
- Leia sugestão de desdobramento da atividade no item Observações para se prevenir quanto aos demais materiais.
Desenvolvimento:
1 – Flipbook: Este termo aplica-se a um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que vão variando gradualmente, de página para página, dando a ilusão de movimento. Desse modo, quando passadas rapidamente, as imagens do livro parecem animadas. O modo mais comum de visualizar um Flipbook é segurar o livro numa mão e desfolhar rapidamente (usando o polegar da outra mão):
Disponível em: https://sites.google.com/a/esjgf.info/ombcatarina/omb/3o-periodo/tudo-sobre-flip-books/o-que-e-um-flip-book. Acesso em: 12 set.2013.
2 – Apresente aos alunos uma imagem de um flipbook pronto:
Disponível em: http://www.mammasonica.org/xmotion/flipbook-diy. Acesso em: 12 set.2013.
3 – Em seguida, apresente uma sugestão apenas a título de ilustração:
Disponível em: http://www.nauticus.org/activities/pon/images/flipbook.jpg. Acesso em: 12 set. 2013.
4 – Observe com os alunos as seguintes questões:
- O flipbook trata de uma evolução de um movimento qualquer. No exemplo, temos um vulcão em erupção.
- É preciso desenhar afastando o desenho da margem onde as folhas estão fixadas umas às outras.
- Fica mais fácil começar da última folha do bloquinho. Isso facilita muito o manuseio do flipbook.
5 – Considero este vídeo muito simples e esclarecedor sobre o modo como os desenhos deverão ser feitos: http://www.youtube.com/watch?v=RdEByf0QCz8.
6 – E aqui uma ideia muito simples que pode ser inspiradora: http://www.youtube.com/watch?v=AslYxmU8xlc.
7 – Agora é colocar mãos à obra! Lembre-se de que serão necessários, no mínimo, entre 12 e 15 desenhos sequenciais. Quanto mais, melhor! O importante é que as mudanças sejam bem sutis entre um desenho e outro.
Observações:
1 – Os alunos poderão realizar, após o flipbook, desenhos ampliados dos personagens criados. Em seguida, poderá ser realizada uma exposição desses personagens. Sugiro que sejam feitos realmente em grandes dimensões, como numa cartolina inteira, por exemplo, afim de que possam ser recortados e pregados sobre uma parede. Eles poderão também dar nome a ele. Na exposição, coloque os personagens e seus nomes. Dê o título de “Meu personagem de flipbook" e deixe que os alunos apresentem seu trabalho aos demais alunos da escola durante um intervalo de recreação e lanche.
2 – Estimule-os a fazer um belo desenho. O colorido poderá ser feito com pincéis atômicos ou tinta guache – isso fica à sua escolha. Penso que um trabalho assim em grupo pode render melhores resultados. O trabalho é individual, mas é executado em grupos de, no máximo, quatro alunos. Após o grupo se reunir, distribua primeiro apenas a cartolina e o lápis. Só quando estiver desenhado, distribua os demais materiais. Lembre-se de colocar tintas e água apenas até a metade dos copos para evitar "acidentes".
3 – Caso decida assim, precisará de:
- uma cartolina branca por aluno
- fita crepe
- lápis de desenho HB
- pincéis atômicos coloridos
- tintas guache coloridas
- copinhos de plástico de café para distribuição das tintas
- copinhos de plástico de 250 ml para água
- papel toalha
- pincéis médios e finos
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Decreto-Lei n. 1 949, de 27/12/1937 Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República. Art. 2º O DIP tem por fim: h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais; n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)