O infográfico a seguir apresenta uma breve história da tatuagem.
(GALILEU, abril de 2010, n⁰ 255. p.34)
Leia os trechos.
I. “1891 – O americano Samuel O’Reilly patenteia a máquina de tatuar...”
II. “1928 – Em Chicago, um caminhão com peles tatuadas é roubado.”
III. “O que não mudou quase nada foi a técnica de aplicação de tinta na pele.”
Os fragmentos destacados são:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el poema de Mario Benedetti y contesta.
¿Qué les queda a los_________?
¿Qué les queda por probar a los________
en este mundo de paciencia y asco?
¿sólo grafitti? ¿rock? ¿escepticismo?
también les queda no decir amén
no dejar que les maten el amor
recuperar el habla y la utopía
ser jóvenes sin prisa y con memoria
situarse en una historia que es la suya
no convertirse en viejos prematuros
¿qué les queda por probar a los________
en este mundo de rutina y ruina?
¿cocaína? ¿cerveza? ¿barras bravas?
les queda respirar/abrir los ojos
descubrir las raíces del horror
inventar paz así sea a ponchazos
entenderse con la naturaleza
y con la lluvia y los relámpagos
y con el sentimiento y con la muerte
esa loca de atar y desatar
¿qué les queda por probar a los__________
en este mundo de consumo y humo?
¿vértigo? ¿asaltos? ¿discotecas?
también les queda discutir con dios
tanto si existe como si no existe
tender manos que ayudan/abrir puertas
entre el corazón propio y el ajeno/
sobre todo les queda hacer futuro
a pesar de los ruines de pasado
y los sabios granujas del presente.
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/mario-benedetti-que-les-queda-a-los-jovenes.htm. Acceso el 10 de agosto de 2011. Adaptado.
Se puede inferir que el poema se refiere a
- Geografia | 6.4 TransportesTEXTO IO espaço viário é um bem público escasso que deve ser repensado para que seja, de fato, de todos. Medidas de desestímulo como o rodízio estendido são, portanto, muito bem-vindas. É importante que o rodízio faça parte de uma política restritiva mais ampla, com políticas de estacionamento, fim dos subsídios ao combustível e pedágio urbano. Além disso, essas medidas devem caminhar de mãos dadas com o investimento contínuo em transporte público de qualidade e da requalificação do espaço público para o pedestre e para o ciclista.LINKE, C. Quanto menos carro na rua, melhor. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).TEXTO IIMelhorias a médio ou longo prazo somente serão atingidas com mudanças estruturais sobre o transporte público. A aplicação da extensão do rodízio para o dia todo para os usuários dos transportes individuais vai resultar no incremento da aquisição de segundo carro e, consequentemente, no aumento da frota de automóveis, com reflexos negativos nos congestionamentos.BOTTURA, L. C. Restrição sem alternativas é ineficaz. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).As opiniões expostas nos textos, referentes à ampliação do rodízio, são convergentes no seguinte aspecto:
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit) Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Fio de nylon ou elástico fino;
- Miçangas, contas ou sementes;
- Tesoura sem ponta;
- Pontes para armazenamento das peças pequenas;
- Data show ou imagens impressas.
Atividade:
- Mostre para a turma imagens de adornos usados por homens e mulheres em tribos indígenas e africanas.
Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/viajologia/files/2009/06/06-kay_hc_483-web60.jpg
Fonte:http://2.bp.blogspot.com/-jSCbZVDU7_Y/T-9FgGI_nuI/AAAAAAAAC2I/McaAizsAdoc/s1600/colares-africanos.jpg
- É importante que os alunos entendam que os acessórios, para alguns povos, além de enfeites também designam status social.
- Separe as peças pequenas (Miçangas, contas ou sementes) de acordo com alguma seleção prévia (cor, tamanho, material) e distribua para os grupos de alunos.
- Instrua a turma a medir o tamanho da linha (fio de nylon ou elástico fino) a ser cortada (pulseira - pulso, bracelete - braço, colar -pescoço), lembrando-os que é preciso sempre cortar um pedaço um pouco maior do que o diâmetro medido.
- Deixe que os alunos façam as combinações de ordem de cores, tamanhos e materiais livremente.
- Auxilie na hora de dar o nó nas duas pontas da linha.
- Fotografe o processo e os resultados e montar uma bela exposição!
Fonte: https://brechodamirella.wordpress.com/category/bijuterias/
- Ciências - Fundamental | 07. Relação entre os Seres Vivos e o Ambiente
Imaginar! Você e seus colegas de grupo resolvem brincar de amarelinha. Escolhem um lugar e riscam no chão usando giz.
Pegam uma pedrinha e começam a brincar.
(A) Explique por que amarelinha é uma brincadeira.
(B) Em que ambiente é possível brincar de amarelinha como ela foi descrita?