Leia o texto a seguir. Disponível em: <http://olheosmuros.com.br/tag/frases/page/25/> Acesso em: 07 nov. 2014. O texto escrito no muro contém alguns desvios em relação à variedade padrão, mas atende ao propósito comunicativo, tornando-se um meio eficaz de comunicação.
O suporte utilizado, o muro, é incidental, porque seu objetivo é
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O sistema somatossensorial nos informa o que ocorre tanto na superfície do corpo como em seu interior, e processa muitas classes de diferentes estímulos, como pressão, temperatura, toque, posição. Em uma experiência, após vendar os olhos do indivíduo, foram feitos toques com as duas pontas de um compasso em diversas partes do corpo e em diferentes distâncias, visando à identificação das regiões e distâncias onde eram sentidos um ou dois toques. Os locais do corpo, a quantidade de toques que foram sentidos e a distância entre as duas pontas do compasso estão apresentados na tabela:
As diferenças observadas entre as várias regiões do corpo refletem que a densidade dos receptores:
- Biologia | 05. Embriologia
Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos órgãos derivados dos folhetos embrionários.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
O Processo de unificação do Egito provocou transformações políticas e econômicas no Egito Antigo. Identifique essas mudanças.
- Química | 2.3 Termoquímica
Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH)2, e o peróxido de hidrogênio, H2O2, catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2, produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) C6H4O2(aq) + 2H2O(ℓ)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) C6H4O2(aq) + H2(g) ∆Hº = 177 kJ.
II. H2O2(aq) H2O(ℓ) + 1/2O2(g) ∆Hº = -94,6 kJ.
III. H2(g) + 1/2O2(g) H2O(ℓ) ∆Hº = -286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a
- Física | B. Vetorial
(CPS) “O importante não é competir e, sim, celebrar.”
(Carlos Justino Terena)
Em sua sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza muito o celebrar. Suas festas são manifestações alegres de amor à vida e à natureza. Depois de contatos com outras culturas, as comunidades indígenas criaram diversos mecanismos políticos, sociais e econômicos. Foi nesse contexto que nasceu a ideia dos Jogos dos Povos Indígenas cujo objetivo é unir as comunidades. Todos participam, promovendo a integração entre as diferentes tribos através de sua cultura e esportes tradicionais.
Desde outubro de 1996, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados, em diversas modalidades, com a participação de etnias de todo o Brasil. Uma dessas modalidades é o arco e flecha em que o atleta tem direito a três lances contra um peixe desenhado num alvo, que fica a 30 metros de distância.
Ao preparar o lance, percebe-se que o atleta mira um pouco acima do alvo. Isso se deve à