Leia o bilhete a seguir.
Um bilhete é construído por sequências informativas que exprimem uma mensagem. No bilhete apresentado, faltam os elementos
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UDESC) Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários.
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
A malária é uma protozoose cujo agente etiológico pertence ao gênero Plasmodium. Em uma
das etapas do ciclo da doença, formas infestantes parasitam os eritrócitos humanos.
Sobre essa etapa do ciclo da doença, assinale a alternativa correta.
- Física
Deseja-se construir um móbile simples, com fios de sustentação, hastes e pesinhos de chumbo. Os fios e as hastes têm peso desprezível. A configuração está demonstrada na figura abaixo
O pesinho de chumbo quadrado tem massa 30 g, e os pesinhos triangulares têm massa 10 g.Para que a haste maior possa ficar horizontal, qual deve ser a distância horizontal x, em centímetros?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Veja a imagem do desenho animado O lobisomem e o coronel e leia o trecho de um comentário sobre o filme.
O coronelismo dominou as relações sociais no Brasil durante um bom tempo. Na época da República Velha, principalmente, o que se tinha era um coronel que acumulava poder político, econômico e também militar. […] Resquícios desse Brasil patriarcal e autoritário ainda vivem até hoje em diversas regiões.
O desenho O Lobisomem e o Coronel é uma perfeita alegoria de um tipo de Brasil que ainda vive em pleno século XXI. O sertanejo que se converte na figura de um lobisomem representa esse homem que passa a ser meio bicho meio humano, que de fato se animaliza diante das condições de exploração e injustiça e encontra na sua própria animalização uma forma de sobrevivência para enfrentar o poder do coronel.
Disponível em: <http://glaucocortez.com/2010/11/26/o-lobisomem-e-o-coronel-satira-a-uma-sociedade-coronelista-e-patriarcal/>. Acesso em: 23 out. 2012.
Explique de que forma os coronéis conseguiam controlar o processo eleitoral na República Velha.
Cite e explique uma prática coronelista que ainda persiste no Brasil atual.
- História | 6.03 Revolução Industrial
(UNESP) Este considerável aumento de produção que, devido à divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é resultante de três circunstâncias diferentes: primeiro, ao aumento da destreza de cada trabalhador; segundo, à economia de tempo, que antes era perdido ao passar de uma operação para outra; terceiro, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam o trabalho e reduzem o tempo indispensável para o realizar, permitindo a um só homem fazer o trabalho de muitos.
(Adam Smith. “Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações (1776)”. In: Adam Smith/Ricardo. Os pensadores.
São Paulo: Abril Cultural, 1984.)
O texto, publicado originalmente em 1776, destaca três características da organização do trabalho no contexto da Revolução Industrial: