Leia o texto a seguir.
O folheto é multimodal, porque apresenta
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o texto.
Os bichos da goiaba, pêssego, manga e laranja, entre outras frutas, nascem dentro delas. As moscas-da-fruta fêmeas perfuram as cascas das frutas maduras e lá depositam os ovos que se transformam em larvas. As larvas se alimentam ali dentro até deixarem o interior das frutas e caírem no chão. Se ingeridos, os bichinhos não causam nenhum tipo de problema para o ser humano.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113025.shtml>. Acesso em: 07jun. 2011.
O melhor título para esse texto é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil é o país do Multiculturalismo. A diversidade é a marca do Brasil por
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Texto para as questão. Cultura do lixo Ruy Castro 1RIO DE JANEIRO – A greve dos garis cariocas — ou de uma facção deles, com indisfarçável inspiração política — serviu para nos alertar sobre o lixo. Só na Zona Sul, o volume de embalagens, latas, garrafas e plásticos que se deixou de recolher em quatro ou cinco dias daria uma montanha da altura do Pão de Açúcar. O progresso é porco. 2Os peritos estabeleceram que é a quantidade de lixo produzido que separa os ricos dos pobres. Os ricos, leia-se o hemisfério norte, geram em média 2 kg de lixo/dia — os EUA, 3 kg. Nós, os pobres, que comemos e consumimos menos, não passamos de 1 kg. O que não é motivo de alívio ou regozijo porque nem assim sabemos o que fazer com ele — metade do lixo produzido no Brasil vai para depósitos inadequados, e 800 mil brasileiros vivem do que recolhem naquela nojeira. 3No que ainda nem fomos, os ricos já estão de volta. Os EUA, por exemplo, vendem o seu excesso de lixo para a China. E, enquanto o mundo se preocupa com o lixo industrial, eletrônico e radioativo, de difícil assimilação, ainda não nos entendemos nem com o lixo orgânico — imagine o resto. Para onde irão os nossos 270 milhões de celulares quando morrerem? Eles não se decompõem na natureza. 4Um clássico do teatro americano, a comédia “Nascida Ontem”, de Garson Kanin, tem como protagonista um brutamontes chamado Eddie Brock, o rei do lixo na América. Sua fortuna, medida em toneladas, é de tal ordem que lhe permite ter no bolso até um senador. O que ele faz com o lixo não é mostrado, mas dá para entender que, já então — a peça é de 1946 —, o lixo podia ser um grande negócio. E, hoje, é muito mais. 5Obrigado aos grevistas por me fazer pensar. Mas seria justo que fossem multados pelo lixo que deixaram na rua. Se uma guimba de cigarro no chão vale R$ 157 no Lixo Zero, quanto eles não estarão devendo? Folha de S.Paulo. Opinião A2, 7 mar. 2014. Nota:
Lixo Zero: Programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que pune com multas o descarte irregular de lixo.
Enunciado:
“ Se uma guimba de cigarro no chão vale R$ 157 no Lixo Zero, quanto eles não estarão devendo?”
Nessa frase, o pronome “eles” refere-se aos
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
No plano inclinado, o corpo de massa m é preso a uma mola de constante elástica k, sendo barrado `a frente por um anteparo. Com a mola no seu comprimento natural, o anteparo, de alguma forma, inicia seu movimento de descida com uma aceleração constante a. Durante parte dessa descida, o anteparo mantém contato com o corpo, dele se separando somente após um certo tempo. Desconsiderando quaisquer atritos, podemos afirmar que a variação máxima do comprimento da mola é dada por
- Química | 1.7 Gases
(UEFS)
O estudo dos gases proporciona excelentes exemplos de aplicação do método cientifico, que mostra como a observação de regularidades da natureza, por meio da experimentação, conduz a leis e como essas poderiam ser explicadas por meio de teorias e de modelos. O comportamento de oxigênio, O2(g), contido em um recipiente de 6,0L, a pressão de 5,0atm, interligado por meio de uma válvula a outro de 15,0L, onde há vácuo, de acordo com a figura, constitui exemplo de aplicação do método científico ao sistema gasoso.
Admitindo-se que a temperatura do sistema formado pelos recipientes é igual a 27oC, o volume de O2(g) no interior da ligação é desprezível e esse gás é considerado ideal, é correto afirmar: