Em uma de suas provas, a professora de Matemática de Felipe indicou o valor de cada questão por meio de uma operação entre frações. Dessa forma, a pontuação de uma questão em que estava indicada a operação era:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Moralmente se aconseja condenar a alguien por haber obrado mal, como consecuencia de su propia ignorancia, puesto que todos tienen la capacidad de actuar libremente.
- Matemática | 3.6 Exponencial
Em uma região, uma pessoa que recebe uma notícia falsa (popularmente conhecida pela expressão em inglês fake news) em uma rede social a espalha para outras cinco pessoas que ainda não haviam recebido a notícia.
Para minimizar o impacto, uma campanha de conscientização acerca dos perigos das fake news foi lançada pelo governo com o objetivo de reduzir esse número para quatro.
Se a campanha obtiver sucesso, após n gerações de retransmissão, o número de pessoas a entrarem em contato com uma notícia falsa será reduzido
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) A brincadeira de jogar pedras chamada por Sudaedah de Gundasi recebe o nome de “Cinco Marias” no Brasil. Por que a mesma brincadeira recebe nomes diferentes em lugares diferentes?
B) A maneira com se brinca de “Cinco Marias” (Gundasi) em sua cidade é a mesma que na Indonésia? Justifique relatando como você brinca.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uel) Leia a tirinha e o texto a seguir
Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.
Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99.
De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta
- Literatura | 2. Produção Medieval
(FUVEST 2017 1° FASE) Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis obras da cultura medieval. A alternativa que melhor caracteriza o documento é: