Disponível em: <http://www.leloca.com.br/atividades-com-tirinhas-prenome-pessoal-e-de-tratamento-boletim-do-medo/>. Acesso em: 02 de jan. 2016.
A forma de tratamento entre as pessoas depende da relação que elas mantêm entre si. Ao se dirigir aos pais utilizando os pronomes de tratamento senhor e senhora, a personagem demonstrou
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- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base:
Enunciado:
Você é um consumidor consciente, daqueles que pensam duas vezes antes de comprar, ou é um consumidor compulsivo que tudo que vê quer comprar, sem medir as consequências?
Comente sua resposta.
- Geografia | 5.1 População
Sobre os indicadores socioeconômicos podemos afirmar que:
I- o IDH do Brasil não reflete as condições de vida vigentes no País como um todo, em virtude de este apresentar fortes desigualdades regionais.
II- o PIB percapta é, por si só, um dado suficiente para se avaliar as condições socioeconômicas de um país.
III- tanto a taxa de analfabetismo como o nível de instrução possuem estreita relação com o rendimento (renda) da população.
IV- o cálculo do IDH baseia-se em três indicadores socioeconômicos: a expectativa de vida, o nível de instrução e a taxa de mortalidade infantil.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia o texto a seguir.
Na formação do Império Romano, a expansão dos territórios e a exploração da mão de obra dos escravos configuraram as bases da economia. Contudo, a partir do século III, esse sistema passou a mostrar seus primeiros sinais de colapso no momento em que as autoridades não conseguiam ampliar a quantidade de trabalhadores disponíveis. A crise do escravismo abriu caminho para transformações que reviraram a realidade econômica romana. (...) Com a falta de novos escravos, o custo de produção dos alimentos começou a se. A economia afetou a capacidade do governo romano em ampliar seus territórios mediante a falta de recursos financeiros. (...) A disseminação do ideário cristão foi de grande importância para que a libertação dos escravos se tornasse uma prática comum entre aqueles que eram convertidos a essa nova religião. (...) Os grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades. Em alguns casos, escravos também eram convertidos à condição de colonos, pois seus donos não tinham condições de sustentá-los. Em troca do lote de terras e da proteção do proprietário, os colonos deveriam ceder parte de sua produção agrícola.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/colonato.htm. Acesso em: 24 set. 2011.
O texto faz referência a uma nova relação de trabalho, definida como
- História | 3.4 Ditadura Militar
Leia o texto a seguir.
“O que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra, e não por alguma coisa. Era contra a subversão, contra a corrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão nem a corrupção acabam. Você pode reprimi-las mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução”, explicaria o general Ernesto Geisel em 1981.
(GASPARI, H. A Ditadura Envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.138.)
Com base na fala do ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) e nos conhecimentos sobre o Golpe Militar de 1964, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Geisel achava o termo “revolução” inadequado, pois não definia de forma objetiva os desdobramentos do Golpe Militar de 1964.
( ) O Golpe Militar de 1964 tinha por objetivo derrubar o Presidente João Goulart com base no argumento de impedir a subversão e a corrupção.
( ) A corrupção e a subversão não puderam ser extintas devido ao caráter revolucionário do Golpe Militar de 1964.
( ) Para Geisel, a revolução deveria construir algo novo, o que não ocorreu no período de governo militar pós-1964, deficitário em obras e realizações.
( ) O objetivo do Golpe Militar de 1964 era restabelecer o regime democrático no Brasil por meio de eleições indiretas e não por meio de uma revolução.
- História | 3.4 Ditadura Militar
Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.Se não tem água
Eu furo um poçoSe não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...Falem de mim
Quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã seu doutor,
Estou pertinho do céuZé Ketti. Opinião. Disponível em: http:/www.mpbnet.com.br.Acesso em: 28 abr. 2010.
Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de