Texto base: Leia a tirinha a seguir e responda a questão.
Enunciado:
O diálogo entre os dois personagens da tirinha apresenta-nos, em seu contexto,
diferenças de sentido conforme o uso da palavra ‘plebeu’.diferenças de sentido conforme o uso da palavra ‘plebeu’.
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- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Os alunos de uma escola utilizaram cadeiras iguais às da figura para uma aula ao ar livre. A professora, ao final da aula, solicitou que os alunos fechassem as cadeiras para guardá-las. Depois de guardadas, os alunos fizeram um esboço da vista lateral da cadeira fechada.
Qual e o esboço obtido pelos alunos?
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Durante o verão de 2017 para 2018, as enchentes nas áreas urbanas e a mortalidade de macacos nas áreas de matas preocuparam a população de vários estados. Em casos como estes, o governo promove campanhas de educação das populações das áreas de risco, aumentando a divulgação de medidas de prevenção para determinadas doenças.
Considerando doenças relacionadas às situações citadas, a melhor medida preventiva seria
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Leia o texto abaixo e responda a questão.
APUNTES SOBRE EL ESPAÑOL EN EL URUGUAY:
HISTORIA Y RASGOS CARACTERIZADORES
Analizamos aquí dos aspectos de la historia y caracterización lingüística del Uruguay. Rescatamos, en primer lugar, el aporte indígena que se manifiesta en la actualidad en el español uruguayo solo en la conservación de léxico vinculado con la toponimia y con la flora y la fauna autóctonas. Un repaso por la historia del componente hispano, en segundo lugar, nos sirvió para explicar algunas características del nivel fonético-fonológico, del morfológico y del sintáctico del español actual del Uruguay. También ilustró el uso de las formas de tratamiento pronominales y verbales.
En el plano fonético-fonológico cabe destacar que el seseo y el yeísmo tuvieron en este territorio diferentes ritmos evolutivos. Los rasgos fonéticos, que hacen del español uruguayo una variedad meridional, llegan al siglo XXI con una distribución social que antaño no tenían. En lo morfológico, se destaca el abandono del diminutivo -illo a favor de -ito. En el uso de formas verbales y pronominales de tratamiento surge el tú con un valor pragmático intermedio entre usted y vos. Dicho pronombre se acompaña, muchas veces, y de manera diferente de otras zonas tuteantes, con formas verbales voseantes (tú tenés, tú sos, etc.). En el plano sintáctico, presentamos datos sobre las oraciones de relativo no canónicas y las restricciones en el uso del Pretérito Perfecto Compuesto.
BERTOLOTTI, Virginia; COLL CARBONELL, Magdalena. Apuntes sobre el español en el Uruguay: historia y rasgos caracterizadores. Disponível em:. Acesso em: 18 jun. 2017.
En el primer párrafo del texto se menciona “la historia del componente hispano” en relación con las características del español actual del Uruguay.
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto e observe imagem a seguir.
Kevin Carter tornou-se célebre ao documentar a fome na África. Sua mais famosa foto, vencedora do prêmio Pulizer de 1994, mostra a inanição de uma desnutrida menina sudanesa, observada por um abutre a pouca distância. A imagem, chocante, chamou a atenção para a questão dos famintos da África e trouxe à baila um questionamento moral quanto à atitude de não envolvimento por parte de fotojornalistas.
Esta imagem foi vendida ao The New York Times e publicada em março de 1993. Posteriormente estampada em numerosos jornais e revistas de todo o globo, por certo chamou a atenção do mundo para o problema da fome na África, mas paralelamente levantou uma outra questão: o que fez o fotógrafo em favor da criança?
Disponível em: <http://opensadorselvagem.org/arquivo/um-pouco-de-luz/
kevin-carter-o-dilema-de-um-fotografo-ante-a-fome-na-africa>.
A imagem clicada pelo fotógrafo Kevin Carter foi premiada, mas o seu autor já tinha falecido antes de receber os diversos prêmios mundo afora. A criança sudanesa sobreviveu ao abutre, mas a questão da fome persiste em muitas nações. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A fome crônica é comum em países de todos continentes, acentuando-se em momentos de crises econômicas, como as que passam os países da América Latina e do Leste Europeu.
II. A fome aguda é ainda uma realidade na África, em especial na porção subsaariana, consequência, entre outros fatores, de problemas climáticos e ambientais dessa região.
III. As guerras civis, como a que ocorreu no Sudão, ampliam a escassez de alimentos e provocam a fome aguda, matando milhares de pessoas.
Está correto o que se afirma em:
- Física | 3.1 Termometria
(CPS) Em algumas cidades brasileiras encontramos, em vias de grande circulação, termômetros que indicam a temperatura local medida na escala Celsius.
Por causa dos jogos da Copa, no Brasil, os termômetros deverão passar por modificações que permitam a informação da temperatura também na escala Fahrenheit, utilizada por alguns países. Portanto, após essa adaptação, um desses termômetros que indique, por exemplo, 25°C também apontará a temperatura de