Uma esfera homogênea e de material pouco denso, com volume de 5,0 cm3 está em repouso, completamente imersa em água. Uma mola, disposta verticalmente, tem uma de suas extremidades presa ao fundo do recipiente e a outra à parte inferior da esfera, conforme figura abaixo. Por ação da esfera, a mola foi deformada em 0,1 cm em relação ao seu comprimento quando não submetida a nenhuma força deformadora. Considere a densidade da água como 1,0g/cm3 a aceleração gravitacional como 10 m/s2 e a densidade do material do qual a esfera é constituída como 0,1g/cm3
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a constante elástica dessa mola.
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UERJ) O acelerador de íons pesados relativísticos de Brookhaven (Estados Unidos) foi inaugurado com a colisão entre dois núcleos de ouro, liberando uma energia de 10 trilhões de elétrons-volt. Os cientistas esperam, em breve, elevar a energia a 40 trilhões de elétrons-volt, para simular as condições do Universo durante os primeiros microssegundos após o “Big Bang.”
“Ciência Hoje”, setembro de 2000
Sabendo que 1 elétron-volt é igual a 1,6 × 10-19 joules, a ordem de grandeza da energia, em joules, que se espera atingir em breve, com o acelerador de Brookhaven, é:
- Matemática | B. Regra de Três
Três agricultores resolveram alugar um trator para arar a terra. combinaram que o custo do aluguel seria dividido de acordo com o tempo de uso de cada um.Após ararem, pagaram pelo aluguel do trator valor de 486 reais.Sabendo que paulo usou o trator por 4 horas Pedro usou por 6 horas e Antonio usou por 8 horas então Pedro deve pagar:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas. A primeira cobrou R$ 100 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 350 000,00, enquanto a segunda cobrou R$ 120 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 150 000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada.
Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
15. MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cotonetes
- Tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo
- Papel ofício
- Pano para limpeza
- Jornal
- Pratinhos de plástico
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundarias.
Cores Secundárias: São as cores formadas a partir da combinação de duas primárias.
- Este trabalho será feito em duplas. O professor vai pedir as crianças para se sentar
em duplas.
- Forrar as mesas com jornal
- Distribuir os pratinhos, já com as tintas nas cores primárias.
- Com antecedência, o professor vai fazer riscos na posição horizontal, na folha oficio,
de uma ponta até a outra.
- Distribuir as folhas para as crianças.
- Pedir para cada criança ir misturando as cores com o cotonete, em outro pratinho
descobrindo as cores secundárias.
- Instruir as crianças para pintar com o cotonete, fazendo bolinhas até preencher todo
o espaço da folha.
- Depois que os desenhos estiverem todos pintados , pedir as crianças para recortar e colar em
um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas cores
secundárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de moldura para
esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos
posteriormente.
Fonte: http://jisjoaosalaa.blogspot.com/2014/10/
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Geografia | 5.2 Migração
O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que: