Uma pequena esfera de massa de modelar está presa na extremidade de um fio formando um pêndulo de comprimento L. A esfera é abandonada na posição I e, ao atingir o ponto inferior II de sua trajetória, se choca com outra esfera igual ficando grudadas uma na outra e depois prosseguindo juntas até atingirem uma altura máxima h =L/4. Considere a hipótese de que as três grandezas físicas dadas a seguir se conservam. Com relação a essa hipótese, a única alternativa de acordo com o que aconteceu durante a colisão é
Questões relacionadas
- Química | B. Espacial
O ácido ricinoleico, um ácido graxo funcionalizado, cuja nomenclatura oficial é ácido D-(−)-12-hidroxi- octadec-cis-9-enoico, é obtido da hidrólise ácida do óleo de mamona. As aplicações do ácido ricinoleico na indústria são inúmeras, podendo ser empregado desde a fabricação de cosméticos até a síntese de alguns polímeros.
Para uma amostra de solução desse ácido, o uso de um polarímetro permite determinar o ângulo de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. As questões 11, 12 e 13 referem-se a uma das canções da dupla sertaneja Victor & Leo, que interpreta, geralmente, em estilos pop, romântico, e/ou sertanejo de raiz. Irmãos, nascidos no município de Ponte Nova, do estado de Minas Gerais, com nomes originais, respectivos, de Vitor Chaves Zapalá Pimentel (15 de abril de 1975) e Leonardo Chaves Zapalá (4 de outubro de 1976).
‘Deus e Eu no Sertão’: canção apresentada a seguir.
Leia-a e observe-a com atenção.
Deus e Eu no Sertão
Composição: Victor & Leo
Nunca vi ninguém viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata e de um ribeirão
Deus e eu no sertão
Casa simplesinha, rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Deus e eu no sertão
Das horas não sei, mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando, a terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão, tem festa lá na vila
Depois da missa vou ver minha menina
De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão...
Fonte: http://www.kboing.com.br/victor-e-leo/1-1003337/– 22/11/2010 – adaptado.
Após a leitura da canção, CLASSIFIQUE, de acordo à fala do personagem, o principal Modo, Pessoa e Tempo Verbal, conforme todo o enredo. Cite, no mínimo, dois exemplos.
- Biologia | 05. Embriologia
(MACKENZIE)
I - Três tecidos embrionários.
II - Celoma e deuterostomia.
III - Simetria bilateral no adulto.
IV - Notocorda e sistema circulatório fechado.
Das afirmações acima, mamíferos e equinodermos têm em comum:
- Geografia | 8. Regionalização
Tal como foi concebido, o desenvolvimento da Amazônia pressupunha o desmatamento. Muitas forças foram envolvidas e constituíram uma teia de múltiplos interesses: as instituições financeiras internacionais, a tecnocracia militar e civil, as elites regionais e nacionais, as corporações transnacionais, os madeireiros, os colonos sem-terra e os garimpeiros.
SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética.
São Paulo: Editora 34, 2003 (adaptado).
O modo de exploração descrito opõe-se a um modelo de desenvolvimento que:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, no original) é um filme de 1971. Dirigido e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, o filme é baseado do romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. A história é passada no Reino Unido, num futuro distópico marcado pela violência e o autoritarismo. Alexander Delarge, o protagonista, lidera uma gangue de jovens marginais que espalham o caos, através de atos de violência gratuita. Explorando questões sociais e políticas intemporais, Laranja Mecânica reflete sobre temas como a delinquência juvenil, a psiquiatria, o livre arbítrio e a corrupção moral das autoridades. Perturbador e repleto de imagens cruas de violência, se tornou um filme cult, aclamado pelo público e a crítica, e apontado como uma das obras mais icônicas de Kubrick.
Disponível em: https://www.culturagenial.com. Acesso em 25 ago. 2020.
O filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, é apresentado por Carolina Marcello, Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Pelas características estruturais do texto, é possível considerar que se trata de uma resenha, já que