Em uma canaleta circular, plana e horizontal, podem deslizar duas pequenas bolas A e B, com massas MA = 3 MB, que são lançadas uma contra a outra, com igual velocidade V0, a partir das posições indicadas. Após o primeiro choque entre elas (em 1), que não é elástico, as duas passam a movimentar-se no sentido horário, sendo que a bola B mantém o módulo de sua velocidade V0. Pode-se concluir que o próximo choque entre elas ocorrerá nas vizinhanças da posição:
Questões relacionadas
- Física | 1.2 Vetores
(UFC) Analisando a disposição dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura a seguir, assinale a alternativa que contém a relação vetorial correta.
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
O que se conhece da figura de Pitágoras pertence muito mais ao mundo da lenda que à realidade. [...] Também é difícil estabelecer os aspectos da doutrina atribuíveis ao próprio Pitágoras e distingui-los dos que foram elaborados pelos seus discípulos. Em três pontos, contudo, parece que não pode haver dúvida: 1) a ideia de que o número é o primeiro princípio; o número e suas relações ou “harmonias” são os elementos de todas as coisas; o estudo do número reflete-se também no comportamento humano. 2) A forma dualista da teoria dos opostos, de tão largas consequências para todo o pensamento pré-socrático, também pode ser atribuída a Pitágoras. 3) A descoberta de verdades de ordem matemática, sobretudo do famoso teorema que lhe é atribuído.
BORNHEIM, G. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.
Pitágoras, filósofo pré-socrático, ao defender o número como primeiro princípio, buscou formular um(a)
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(UNESP) Observe a figura.
A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar:
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Charles Darwin, apesar de ser principalmente lembrado por suas contribuições à teoria evolutiva, foi também um ecólogo pioneiro em entender a natureza e a complexidade das relações entre as espécies que vivem em um determinado local, como se pode conferir na citação, a seguir, do livro A Origem das Espécies, em que ele descreve uma área próxima de sua casa:
“É interessante contemplar um terreno coberto com plantas de muitos tipos, com aves cantando nos arbustos, com vários insetos esvoaçando de lá pra cá e com vermes rastejando pela terra úmida e refletir como estas formas cuidadosamente construídas, tão diferentes e tão dependentes umas das outras de maneira tão complexa, foram criadas pelas leis que agem entre nós.”
A afirmativa correta em relação à citação é:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
Desde o fim da década de 1960, Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neoconcretismo brasileiro de Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Seu trabalho pioneiro no campo da arte da instalação prima pela diversidade de suportes, técnicas e materiais, apontando quase sempre para questões mais amplas, de natureza política e social. Neste sentido, Desvio para o Vermelho é um de seus trabalhos mais complexos e ambiciosos – concebido em 1967, montado em diferentes versões desde 1984 e exibido em Inhotim em caráter permanente desde 2006. Formado por três ambientes articulados entre si, no primeiro deles (Impregnação) nos deparamos com uma exaustiva coleção monocromática de móveis, objetos e obras de arte em diferentes tons, reunidos de maneira plausível, mas improvável por alguma característica comportamental doméstica.
MEIRELES C. Desvio para o vermelho I: Impregnação, materiais diversos, 1967-84.
A monocromia proposta pelo artista em Desvio para o vermelho: Impregnação tem como objetivo