Um professor de Matemática escreveu três sistemas de equações na lousa. São eles:
Após debate em sala, todos concluíram corretamente que o(s) sistema(s) possível(is) dentre os escritos é(são):
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Leia o texto e observe a imagem.
A arte de desenhar
Muito antes do desenvolvimento da escrita a raça humana já desenhava. Fosse para se comunicar, para se expressar ou exercer alguma influência sobre os seus inimigos, nossos ancestrais buscavam, por meio dessa linguagem, representar o real e o imaginário. O desenho, portanto, é uma das mais antigas e eficientes maneiras de se comunicar.
[...]
Lembre-se: desenhar não é apenas buscar a perfeição das formas existentes na natureza, mas também transmitir emoção e sentimentos por meio de linhas, formas, texturas e volumes.
GALESSO, Laerte. A arte de desenhar. Disponível em: <www.abra.com.br/artigos/14-a-arte-de-desenhar>. Acesso em: 11 out. 2016. Adaptado.
Os desenhos já se mostravam importantes para os ancestrais dos seres humanos, pois era por meio deles que representavam
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2011 1° FASE)
Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.
Sobre esses investimentos, é correto afirmar:
- Química | 3.7 Polímeros
(UEFS) Uma série de iniciativas aponta para investimentos em novas tecnologias de transformação de resíduos, de modo que sejam criados novos produtos com grande valor de mercado e aplicação nobre. O papel de plástico, produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, é 100% feito com material reciclável, como aparas plásticas de filmes para embalagem de alimentos. Não rasga, não molha, não desbota e absorve 20% menos tinta na impressão.
A concepção de novas tecnologias de transformação de resíduos, como a de desenvolvimento do papel de plástico, aponta para:
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
As imagens a seguir são desenhos feitos pelos europeus que viveram entre os séculos XIV e XV.
Esses desenhos revelam
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
16. Texto base:
MATERIAL
Para a caixa tátil:
- Caixa de papelão
- Tesoura - Cola ou durex
- Papel colorido para encapar a caixa
Para o interior da caixa
- Objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinhas, escova de dente, lápis, caixa de fósforo, bombril , etc.
- O professor poderá pedir aos alunos que tragam esses objetos de casa .(objetos presentes no seu cotidiano)
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá preparar com antecedência a caixa de papelão que vai ser usada na brincadeira do tato. Para isso, pegue a caixa de papelão e faça 02 furos nas laterais para que os alunos consigam introduzir as mãos.
- Encape a caixa com o papel colorido.
- Deixe livre a tampa da parte de cima da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
- O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade:. (que é o reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato) e em seguida solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
- Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa a apresentado ao grupo.
- Enquanto o aluno descreve o objeto, os outros alunos podem tentar adivinhar qual objeto é.
- O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
- Para finalizar o professor deve escolher 03 objetos com texturas e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-para-conhecer-a-percepcao-tatil.htm
Enunciado:
TEXTURA TÁTIL