(CFTRJ) — Antes de iniciar o estudo das inequações do 1° grau, o professor de Matemática propôs a seguinte atividade para seus alunos:
“Observe a seguinte pergunta e a solução proposta:
Quais são os valores reais de x que tornam verdadeira a sentença ?
Solução:
1. Multiplicando ambos os membros por (-3) encontramos -2x ≥ (-3) · 4 → -2x ≥ -12.
2. Dividindo ambos os membros de -2x ≥ -12 por -2, obtemos x ≥ .
3. Os valores procurados são os que atendem à desigualdade x ≥ 6.
Discuta com seus colegas as afirmações 1, 2 e 3, analisando se cada uma delas é ou não verdadeira.”
O número de afirmações verdadeiras na discussão proposta pelo professor é:
Questões relacionadas
- Física
“É impossível para o espelho da alma refletir na imaginação alguma coisa que não esteja diante dele. É impossível que o lago tranquilo mostre em sua profundeza a imagem de qualquer montanha ou o retrato de qualquer árvore ou nuvem que não exista perto do lago. É impossível que a luz projete na terra a sombra de um objeto que não exista. Nada pode ser visto, ouvido ou de outro modo sentido, sem ter essência real...”(Trecho de “Desabafo de Segunda-Feira” – Raul Seixas)
Com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.
I. A imagem de um objeto mostrada pelo lago tranquilo é virtual, direita e do mesmo tamanho do objeto.
II. A sombra de um objeto projetada pela luz, na terra, acontece devido ao princípio da propagação retilínea da luz.
III. Nada pode ser visto, sem ter essência real. Neste caso, a visão ocorre por causa da refração da luz ao passar pelos objetos reais.
IV. Ao afirmar que nada pode ser ouvido sem ter essência real, o autor se refere ao som, que é uma onda mecânica capaz de se propagar em todos os meios materiais.
V. Quanto ao espelho, pode-se dizer que, qualquer um deles (plano ou esférico), sempre produzirá imagens de coisas que estão diante dele.
Assinale a opção correta.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.
BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated
Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Texto base:
Enunciado:
Em relação ao texto a que se vincula, o infográfico tem como função essencial
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.
As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven
Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.
Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.
Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que:
- Geografia | A. Globalização
O mundo entrou na era do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento está fundamentada na